Ultimato do Bacon

Luke Skywalker, Mark Hamill e o Mimimi de Alguns Fãs

Em 24 de Dez de 2017 3 minutos de leitura


****O TEXTO ABAIXO CONTÉM SPOILERS DE STAR WARS – EPISÓDIO VIII – OS ÚLTIMOS JEDI****

por Alexandre Baptista

 

Esses dias atrás um amigo me encaminhou uma declaração de Mark Hamill a respeito da representação de Luke Skywalker no novo filme da franquia Star Wars. Basicamente ele se dizia um pouco contrariado com “esse Luke”; dizia que não era o “meu Luke” e que teve de imaginar que estava interpretando outro personagem “talvez um irmão de Luke, Jake Skywalker” para poder realizar bem o trabalho. Depois, relativizou, disse que confiava muito no trabalho de Rian Johnson e que, apesar de discordar dessa visão, achou que o trabalho ficou incrível.

Eu acho muito estranho quem está criticando o novo filme do Star Wars. Respeito, mas acho estranho. Muito estranho mesmo. Principalmente essa não aceitação a Luke Skywalker. Esse argumento de "o Luke não é assim!" não cola galera. Nem com o trunfo (trunfo?) de "mas o Mark Hamill também não gostou". Quem quer se apoiar nessa declaração sempre cita que, de acordo com Hamill “Jedi não desistem nunca”. Quer ver como esse argumento do Hamill é falho?

EPISÓDIO III – A Vingança dos Sith

O que fizeram Obi-Wan Kenobi e Yoda depois do massacre ao templo Jedi? Fugiram. Com os sabres-de-luz no meio das pernas… Porque tinha que ser assim, porque era a saída mais inteligente ou por falta de esperança? Não é dito. A gente INFERE. A gente preenche o espaço de oclusão com o que foi sugerido OU com o que a gente QUER acreditar que seja a motivação.

A real? É que depois de EP. III o Yoda estava pronto para morrer em Dagobah. Não queria mais saber de Império, de porcaria nenhuma. Quando Luke encontra o velhinho verde, ele tá vivendo totalmente de boa ali, sem se preocupar com nada além da casinha dele, as raízes que tão fervendo pra janta e os monstrinhos do pântano.

E o Kenobi? Era também outro eremita esquisitão que já nem lembrava direito do nome "Obi-Wan" e atendia agora por Ben. Por mais que DEPOIS se diga que ele esteve esse tempo todo zelando por Luke, quando a trilogia original foi apresentada, nada disso era sabido. Os Jedi eram um povo perseguido. Em seus últimos suspiros. Vivendo no anonimato e SEM NENHUMA INTENÇÃO de provocar nenhuma mudança no status quo. O que me faz voltar a conversa novamente para Luke.

Sobre o Luke na trilogia original, sabemos de fato que ele acredita na bondade do pai; que ele é muito teimoso (fala do Yoda) e que ele é intempestivo; que ele tem muito medo e há algo negro dentro dele… ou alguém se esqueceu de que ele se enxerga como Vader na caverna? Caramba galera, sério… vocês ASSISTIRAM O IMPÉRIO CONTRA-ATACA? O PRÓPRIO LUKE SE enxerga como sendo Vader. Em Retorno de Jedi, ele só ganha do Vader no duelo quando QUASE cede ao lado negro e DESCE O CACETE no próprio pai. Ele está muito abalado mentalmente e, no último minuto, respira fundo, joga o sabre de lado e não se submete. Ele não cedeu à tentação naquele momento, naquele dia… Mas é sério que vocês acharam que psicologicamente aquele momento de equilíbrio ACABOU com todo o medo no coração de Luke? Acabou com toda a teimosia, redimiu o cara para todo o sempre? Fez dele o “Senhor da Luz”, o Iluminado das Galáxias? Caramba… Vamos lembrar, ao longo da trilogia “perdida”, o Anakin também passou por muitas provações antes de sucumbir ao lado negro. Ele foi sendo manipulado incessantemente pelo Palpatine até sucumbir ao lado negro. E no fim, ainda havia bondade nele. O mesmo vale para Luke. O lado da luz venceu na caverna; venceu na batalha contra Vader e o Imperador; e ponto. O resto a gente supõe. E imagina que ele viveu feliz para sempre…

Mas daí a dizer que ele DE FATO viveu feliz para sempre é outra história. Afirmar categoricamente que o Luke JAMAIS teria dúvidas quanto a Ben Solo; que ele JAMAIS iria se isolar do mundo para "morrer em paz”… Assistam o último duelo de Vader e Luke em O Retorno de Jedi. Só assistam. Sinceramente, acho que fazer essa afirmação é querer projetar DEMAIS a sua própria visão de coisas que não foram mostradas, apenas sugeridas e inferidas. “Eu não aceito isso! Eu não aceito esse Luke do ep.VIII!”. Tá bom amigo. Pena que você não tinha US$ 4.000.000.000,00 quando a Disney comprou os direitos do George Lucas né?

Os filmes originais mostram ALGUNS aspectos da personalidade de Luke Skywalker. Recortes. E a gente preencheu com nossas expectativas todo o resto. Episódio VIII mostrou mais um pouquinho dele. E mostrou em um determinado momento um lado que alguns já imaginavam que podia vir a tona. E que outros estão inconformados de finalmente conhecer. Mas a narrativa até aqui permitia tudo isso. Tanto para um lado, quanto para outro. E Rian Johnson escolheu esse lado que está aí. E a Disney gostou da ideia. E eu também. Sigo repetindo: depois de Império Contra-Ataca e Rogue One, é meu filme favorito da saga.

Ninguém "subverteu absurdamente" nenhum personagem não. Vocês é que não prestaram atenção aos filmes originais.
 

 


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Ultimato do Bacon Editora

Ultimato do Bacon Editora

18 de Jan de 2021

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade