Ultimato do Bacon

Lanterna Verde: Crepúsculo Esmeralda – O Ultimato

Em 19 de Ago de 2020 3 minutos de leitura
Hal Jordan em Lanterna Verde Crepúsculo Esmeralda

Lanterna Verde: Crepúsculo Esmeralda é uma das HQs mais tristes que um fã pode ler. Na década de 90, a DC Comics estava trazendo cada vez mais desafios para os seus heróis. Foi nessa época que tivemos as famosas A Morte do Superman e A Queda do Morcego. A diferença básica é que essas duas histórias levavam os heróis ao limite e – sobrepujando ou não o desafio – eles permaneciam com sua moral e heroísmo intactos.

Não é isso que acontece aqui. Até o retcon de Geoff Johns, que diz que Hal Jordan foi dominado pela entidade do medo Parallax, o que essa história mostrava era a queda de um dos maiores heróis da Editora das Lendas e a origem do vilão Parallax.

Crepúsculo Esmeralda foi originalmente publicado nos EUA em 1990 nas edições #48 – #50 de Green Lantern. Aqui no Brasil, a saga foi publicada pela editora Abril em formatinho no especial Crepúsculo Esmeralda (1995), pela editora Panini em Lanterna Verde – Crepúsculo Esmeralda/Novo Amanhecer (2009) e pela Eaglemoss em DC Comics – Coleção de Graphic Novels #30 (2016). Recomendamos que você leia A Morte e o Retorno do Superman para entender mais a fundo o que acontece com Hal Jordan.

.

Hal Jordan e Sinestro se enfrentam em Lanterna Verde Crepúsculo Esmeralda de Ron Marz

A trama de Lanterna Verde Crepúsculo Esmeralda

Após os eventos de O Retorno do Superman, Hal Jordan vê sua cidade natal Coast City ser reduzida a cinzas pelas mãos do ditador extraterrestre Mongul – que contou com a ajuda do Superciborgue. Ambos queriam se vingar do Homem de Aço e no processo, destroem a cidade para começar a construção de um novo “Mundo Bélico”.

Toda a vida que o maior dos Lanternas Verdes já conheceu se foi. Amigos, família… Hal se sente sozinho como nunca. E então vem a ideia: o anel tem um poder quase irrestrito e com ele o portador pode fazer o que quiser, certo? Porque não reconstruir Coast City?

O que vemos na primeira de três partes da saga Lanterna Verde Crepúsculo Esmeralda é um herói enlutado e desesperado que tenta usar seu poder para se despedir de seus familiares e cidade – acho que pouquíssimas vezes vimos um herói tão quebrado (talvez Ralph Dibny em Crise de Identidade e o Homem-Aranha após a morte de Gwen Stacy) e perdido.

No meio desse processo de luto a carga do anel acaba e um dos guardiões aparece em forma de projeção, informando que Jordan deve ir para OA para um processo disciplinar por ter usado o anel em benefício próprio. Nesse momento, vemos claramente a chave virar em Hal Jordan.

O, até então, maior de todos os Lanternas Verdes começa uma corrida desenfreada para ir a OA – mas não para ser disciplinado. Hal Jordan encara todos os seus amigos e vai coletando os seus anéis conforme vai avançando nas batalhas. É um verdadeiro show de horrores que mostra a queda completa de um grande herói da DC. Kilowog, Tomar-Re… Ninguém que entra em seu caminho está a salvo.

.

Sinestro e Hal Jordan travam um combate até a morte em Lanterna Verde Crepúsculo Esmeralda

.

Lanterna Verde Crepúsculo Esmeralda tem o efeito de nos deixar incrédulos a cada página e a cada ato do até então herói Hal Jordan. Confesso que ao ler pela primeira vez só acreditei que aquilo não era um sonho ou algo do gênero ao ver o confronto final com Kilowog (seu maior companheiro na tropa).

O roteiro, perfeitamente amarrado, tem o mérito de nos fazer entender cada passo da transformação do personagem e de dar um ritmo completamente alucinante aos confrontos. Os duelos com Kilowog e Sinestro são os melhores que já vi em histórias do Lanterna Verde.

O melancólico final de Lanterna Verde Crepúsculo Esmeralda abre espaço para o novo Lanterna e herdeiro da tropa, Kyle Rayner. O destino de Hal Jordan, agora o vilão Parallax, é mostrado na saga Zero Hora quando ele mostra que tem um plano para reescrever o universo da forma que ele acredita que as coisas deveriam ser.

A transformação do maior Lanterna Verde em pior vilão da DC é simples enquanto história mas passa de forma perfeita as emoções de um herói que havia perdido tudo.  E, parafraseando um grande vilão, “Ou você morre um herói, ou vive o suficiente para se transformar no vilão”.

Em Lanterna Verde: Renascimento Geoff Johns, para alegria de alguns e fúria de outros, transforma a grande queda de Hal Jordan em uma possessão sofrida pelo herói em seu momento de fraqueza – no qual a entidade do medo Parallax entrou e dominou o personagem.

De qualquer forma, Lanterna Verde Crepúsculo Esmeralda é uma grande HQ, indispensável para os fãs de Super-Heróis em geral.

 

Avaliação: Ótimo

 

 

Confira também o comparativo da edição no Sobrecapa:

 


Créditos:

Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Alexandre Baptista

Matéria publicada originalemente em 24 de abril de 2019. Atualizada em 19 de agosto de 2020.

Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


Lanterna Verde Crepúsculo Esmeralda Lanterna Verde Crepúsculo Esmeralda Lanterna Verde Crepúsculo Esmeralda Lanterna Verde Crepúsculo Esmeralda Lanterna Verde Crepúsculo Esmeralda Lanterna Verde Crepúsculo Esmeralda Lanterna Verde Crepúsculo Esmeralda Lanterna Verde Crepúsculo Esmeralda Lanterna Verde Crepúsculo Esmeralda Lanterna Verde Crepúsculo Esmeralda Lanterna Verde Crepúsculo Esmeralda Lanterna Verde Crepúsculo Esmeralda Lanterna Verde Crepúsculo Esmeralda Lanterna Verde Crepúsculo Esmeralda

Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Imagem de divulga de Eight Billion Souls de Eduardo Lira

Eight Billion Souls de Eduardo Lira – Playlist

27 de Ago de 2020

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade