Lama de Rodrigo Ramos e Marcel Bartholo é mais uma obra da dupla, que mostra como o terror nacional tem muitos contos interessantes para entregar. Em apenas 44 páginas a dupla cria um clima assustador que envolve o leitor do começo ao fim!

Lama de Rodrigo Ramos e Marcel Bartholo foi publicada de maneira independente, através do selo Carniça Quadrinhos em 2018 e em capa cartão.

 

Um cachorro é morto com uma enxada em Lama de Rodrigo Ramos e Marcel Bartholo

Cenas fortes e muito terror psicológico se faz presente em Lama de Rodrigo Ramos e Marcel Bartholo

 

Lama de Rodrigo Ramos e Marcel Bartholo – A História

 

Até onde podemos ferir a natureza? Como ela poderia se proteger? Essas duas perguntas parecem ser os principais questionamentos da HQ Lama, que traz um conto de terror onde a própria Terra devolve aos humanos toda a brutalidade com a qual ela é tratada. A história também não faz questão nenhuma de esconder que a tragédia de Mariana inspirou a obra – que tem em uma tragédia ambiental seu ponto de partida. Ironicamente, poucos meses após o lançamento da obra, ocorreu mais uma, ainda pior: a tragédia de Brumadinho

Lama de Rodrigo Ramos e Marcel Bartholo nos apresenta a realidade de uma pequena cidade que está sofrendo economicamente por conta de uma tragédia que afastou os turistas e mudou a dinâmica dos moradores. A dona do Hotel Maya e o entregador que se recusa a trabalhar com os cientistas enviados pelos responsáveis pela tragédia são os motores da história e é pelos olhos dos dois que veremos os horrores que vão se seguir.

A história, de apenas 44 páginas, nos ambienta rapidamente para que possamos entender o cenário e já mergulharmos nas consequências. Particularmente, acredito que uma boa ideia como a que é apresentada na HQ, merecia mais tempo para desenvolver seu cenário.

 

uma das cenas de Lama de Rodrigo Ramos e Marcel Bartholo

A violência é muito presente no terror da HQ Brasileira Lama de Rodrigo Ramos e Marcel Bartholo

 

 

É particularmente interessante a forma como os criadores da HQ mostram que a vingança da natureza não se dá exclusivamente por conta da tragédia da pequena cidade e nem os horrores liberados são consequências do evento em si. A história faz questão de nos mostrar que a Terra já se defendeu outras vezes e em outras épocas. A ideia de um elemental, no melhor estilo Monstro do Pântano, funciona muito bem na proposta de Lama.

Sabe aquele pequeno elemento que está em toda história de terror e os personagens só prestam atenção nele quando é tarde demais? Isso também acontece na HQ que faz questão de escancarar, desde o primeiro vislumbre na pacata cidade, de onde vem o perigo.

Apesar da tragédia nunca ser escancarada ou explicada, a presença dos cientistas que, aparentemente, tentam dimensionar o problema, e a forma como eles são tratados pelo povo da cidade, é bastante esclarecedora para o contexto da história – e a partir desse ponto o stress dos cidadãos e os horrores que se seguem dominam a trama de Rodrigo Ramos nos traços de Marcel Bartholo.

 

Quadros da HQ Lama de Rodrigo Ramos e Marcel Bartholo

Um vislumbre do elemental da natureza é dado logo nas primeiras páginas da HQ Lama de Rodrigo Ramos e Marcel Bartholo

 

A ambientação da pequena cidade e os tons de cinza usados na história possuem muita sinergia com a trama. Gostaria de ter visto essa HQ com traços menos cartunescos para saber se o feito psicológico da história mudaria no leitor.

Não quero dizer que os desenhos de Marcel Bartholo não engrandecem a narrativa mas uma história de terror com raízes em eventos reais talvez pudesse se beneficiar de um traço mais “sério”. De qualquer forma é importante destacar que Bartholo entrega um ótimo trabalho e os detalhes de pequena cidade, como a praça que aparece na página 4 da HQ Lama, estabelecem inequivocamente que os eventos se passam no Brasil e acabam ajudando o leitor a sentir que os acontecimentos estão “mais próximos” dele.

Um dos grandes baratos de ler Quadrinhos Brasileiros é justamente sentirmos que a trama se passa em ambientes conhecidos!

Lama de Rodrigo Ramos e Marcel Bartholo é uma ótima história do gênero do terror que tem na própria natureza o elemento sobrenatural. Desde a narrativa, que possui um ritmo veloz, até os desenhos, que entregam uma ambientação perfeita, Lama mostra que os autores dominam completamente a história e conseguem levar ela justamente para onde querem!

Ahhh, e fique tranquilo – aquele final que arrepia a espinha e nos deixa pensativos também está aqui!

😉

 

Quer adquirir seu exemplar de Lama de Rodrigo Ramos e Marcel Bartholo?

Conheça o site QuadrinhosBrasileiros.com.br!

 

Quer conhecer outras obras nacionais tão surpreendentes quanto esta?

Confira nossa coluna HQs Brasileiras!


Créditos:

Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Alexandre Baptista

Fique ligado no Ultimato do Bacon para mais conteúdos sobre Quadrinhos, Livros, TV, Streaming, Cinema, Música e muito mais!