Justiceiro O Pelotão de Garth Ennis marca o retorno do escritor para dar mais uma amostra do que ele pode fazer! Depois de histórias aclamadas como o seu Justiceiro Max e “Bem-Vindo de Volta, Frank!”, Ennis retorna ao lado de Goran Parlov e Jordie Bellaire para mais uma história que fala do passado do personagem. Vale ressaltar que a história se encaixa com sua fase de sucesso (confira nosso guia de leitura aqui).

Justiceiro O Pelotão de Garth Ennis foi lançado originalmente em uma minissérie de seis edições chamada “Punisher: The Platton”. A Panini Comics trouxe a trama para o Brasil em formato encadernado capa dura em 2020.

 

Justiceiro O Pelotão de Garth Ennis - O Ultimato

Frank Castle no Vietnam na HQ Justiceiro O Pelotão de Garth Ennis

 

A Trama de Justiceiro O Pelotão de Garth Ennis

Justiceiro O Pelotão de Garth Ennis estabelece logo nas suas primeiras páginas que faz parte do mesmo universo da consagrada fase Max de Ennis ao fazer referência a Valley Forge – nome do último encadernado de Ennis e nome de um livro que foi escrito naquele universo. Isso já anima qualquer fã do Justiceiro, afinal a fase do autor é a mais brilhante já feita com o personagem.

A trama gira ao redor de sobreviventes que estiveram com Castle em sua primeira passagem pela Guerra do Vietnam. Os antigos companheiros de Castle estão sendo entrevistados em um bar por Michael Goodwin – o autor do livro fictício Valley Forge. O personagem diz que acredita que seu livro só conta o final da história do Justiceiro e ele queria entender – ou tentar entender – como Castle virou a máquina de matar que os traficantes passaram a temer…

 

Justiceiro O Pelotão de Garth Ennis - O Ultimato

Uma das muitas cenas brutais da HQ Justiceiro O Pelotão de Garth Ennis

 

A trama se passa em 1968 e somos apresentados ao segundo-tenente Frank Castle. O personagem, apesar de já aparentar ser “durão”, ainda não tinha experiência em combate mas logo mostra que “tem talento”. A missão de Castle e do seu pelotão é manter a posição na colina 861. O amadurecimento do personagem é perceptível e ele já mostra muitas das características que o fariam ser temido nas ruas dos EUA. 

A HQ Justiceiro O Pelotão de Garth Ennis ainda tem uma outra característica que a torna interessante: ela dá voz ao outro lado. O escritor Michael Goodwin entrevista não apenas os ex-companheiros de Castle mas também um antigo comandante vietnamita cujo batalhão atacou Castle e seus companheiros. Isso cria uma subtrama dentro da história que a faz ser mais pessoal e mais densa – com o Justiceiro de Ennis nunca é violência apenas…

 

Justiceiro O Pelotão de Garth Ennis - Ultimato

Michael Goodwin entrevista os antigos companheiros de Castle em Justiceiro O Pelotão de Garth Ennis

 

Justiceiro O Pelotão de Garth Ennis é mais um grande acerto do autor que retorna a uma de suas maiores obras para revisitar as motivações e traumas do homem que viria a se tornar o Justiceiro. A violência está presente na HQ (assim como esteve em toda a fase do autor) mas não é o ponto principal. Ennis é assertivo ao criar coadjuvantes carismáticos que fazem diferença na história e ainda consegue criar um conflito de Castle bem pessoal com uma combatente Vietnamita.

Se você não leu nada do Justiceiro Max, a minissérie Justiceiro O Pelotão de Garth Ennis continua sendo válida e vai te dar uma visão diferente do personagem da Marvel. Se você já conhece o trabalho de Ennis, só posso te dizer que ele mantém o nível e a história consegue agregar ao que ele já havia entregue em sua fase! 

Uma ótima pedida para os fãs do Justiceiro!

 

Ultimato do Bacon
Avaliação: Ótimo!
 

 


Compre Justiceiro – O Pelotão de Garth Ennis com desconto clicando na capa abaixo!!!
Justiceiro O Pelotão de Garth Ennis - O Ultimato

Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse

Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!