Tom Clancy's Jack Ryan
Ano: 2018 Distribuição: Amazon Prime Video
Estreia: 31 de Agosto

Direção: Daniel Sackheim, Morten Tyldum, Patricia Riggen

Roteiro: Carlton Cuse, Graham Roland

Duração: 56 Minutos/episódio  

Elenco: John Krasinski, Wendell Pierce, John Hoogenakker 

Sinopse: “Quando o analista da CIA Jack Ryan esbarra em uma série de transferências bancárias suspeitas, sua busca por respostas o afasta da segurança de sua mesa de trabalho e o joga em um jogo mortal de gato e rato pela Europa e pelo Oriente Médio, com um terrorista em ascensão preparando um grande ataque contra os EUA e seus aliados.

 

 

João Pedro Maia

Tom Clancy ficou conhecido devido ao seu trabalho escrevendo livros de espionagem e militares. Seu trabalho inspirou diversos filmes e até mesmo jogos, e agora encontrou uma nova encarnação graças a Amazon Prime.

Jack Ryan de Tom Clancy (ou simplesmente Jack Ryan) traz as telas John Krasinski como o personagem titular. Ryan é um ex-soldado que trabalha como analista financeiro para a CIA e ao descobrir transações suspeitas no Oriente Médio, acaba sendo arrancado do conforto de seu escritório diretamente para as ruas para combater a ascensão de um novo terrorista. Krasinski faz um trabalho muito bom com o personagem. De acordo com o mesmo, ele se inspirou em Harrison Ford, que interpretou o personagem em dois filmes dos anos 90, para compor um personagem que se vê forçado a ir de um homem comum, alguém com um passado que o atormenta, até um herói nacional. Wendell Pierce interpreta James Greer, o chefe de Ryan na divisão e também o responsável por dar um contraponto ao personagem. Assim como Ryan ele lida com os próprios fantasmas ao mesmo tempo em que ambos confrontam seus pontos de vista enquanto tentam resolver o quebra cabeça que os levará até o terrorista Suleiman.

 

James Greer (Wendell Pierce ) e Jack Ryan (John Krasinski)

 

Ali Suliman dá vida ao principal antagonista da temporada, Mousa Bin Suleiman. Ao contrário de personagens terroristas estereotipados como estamos acostumados a ver em diversos filmes e séries, aqui Suleiman tem tanto desenvolvimento quanto os protagonistas, com diversos flashbacks mostrando a história do jovem Mousa até o ponto em que ele finalmente se perde no caminho para o terrorismo. Suliman faz um ótimo trabalho interpretando as duas personalidades do líder terrorista, tanto como o jovem sonhador com um futuro prospero, quanto o homem frio e calculista que causa problemas para os protagonistas.

O elenco de apoio conta com Abbie Cornish como Cathy Mueller, interesse romântico de Ryan, mas ao mesmo tempo uma personagem forte e importante para a trama, e Haaz Sleiman como Ali, o irmão de Suleiman e seu braço direito.

Muito mais do que uma série sobre um homem simples que se torna um herói, Jack Ryan é uma série que soube abordar diversos aspectos da psique humana. Além dos principais protagonistas, diversos subplots correm em paralelo mostrando uma parte de como é o dia a dia da “luta contra o terror” e o preço que ela cobra das pessoas envolvidas (ainda que o plot permaneça “pendurado”, é interessante de acompanhar). A Amazon já anunciou uma segunda temporada e renovou a série para uma terceira.

 

Avaliação: Ótimo!

 

 

Trailer:

 
 
 

Acessem nossas redes sociais e nosso link de compras da amazon

Instagram

Facebook

Amazon