Ultimato do Bacon

I Am a Hero de Kengo Hanazawa – O Ultimato

Em 2 de Fev de 2022 4 minutos de leitura
I Am a Hero de Kengo Hanazawa - O Ultimato (1)

Se você quer ler uma história sobre apocalipse zumbi diferente de tudo que você já viu antes, I Am a Hero de Kengo Hanazawa é uma excelente pedida. A história se passa no Japão e temos um protagonista bem diferente do tipo forte e aventureiro da maioria dos seriados e filmes – nosso herói é simplesmente um mangaká com traços antissociais e sem nenhum faro para aventura! Diferente né?

I Am a Hero de Kengo Hanazawa começou a ser publicado em 2009 e contou toda a história do mangaká “herói” Hideo Suzuki. A Panini Comics publicou o mangá no Brasil em 22 volumes entre 2018 e 2021. Vale destacar que a obra também possui uma adaptação para o cinema lançada em 2016.

Dica para o leitor: É fã de publicações de terror? Confira nossa lista de melhores filmes, séries, jogos, HQ´s e mangás de Terror!

I Am a Hero de Kengo Hanazawa - O Ultimato (2)

Cenas macabras são recorrentes no mangá I Am a Hero de Kengo Hanazawa

A Trama do mangá I Am a Hero de Kengo Hanazawa

Hideo Suzuki é um mangaká frustrado de 35 anos. O personagem, com traços anti sociais fortes, tenta emplacar um grande sucesso no mercado japonês mas isso infelizmente ainda não aconteceu. O personagem namora Tekko, uma jovem que também trabalha no mercado editorial e é muito fã do trabalho de Nakata, seu ex-namorado.

A história começa bem e gasta praticamente um volume nos ambientando a vida de Hideo Suzuki e isso é importante para entendermos que ele realmente não tem nenhum traço heróico.

Alguns eventos estranhos começam a acontecer e a história de terror (com traços fortes de humor ácido) começa a acontecer de verdade na segunda edição. Hideo Suzuki sai para praticar tiro ao alvo no seu clube e decide passar na casa de sua namorada no caminho para seu compromisso.

Kengo Hanazawa mostra muita habilidade para criar cenas de aflição que nos deixam vidrados na história e virando a página como loucos! O autor aproveita bastante o espaço que tem e cria cenas incríveis que deixam o leitor sem fôlego.

I Am a Hero de Kengo Hanazawa - O Ultimato (3)

Espere por cenas nojentas e mordidas que chegam de supetão no mangá I Am a Hero de Kengo Hanazawa

A história evolui mostrando o protagonista conhecendo a jovem Hayakari Hiromi, uma colegial que é salva por ele em uma floresta. Os dois desenvolvem uma relação de amizade e eventos bem diferentes do que estamos acostumados a ver em uma história de zumbi se desenrolam com a jovem.

Vale salientar que a história tem alguns momentos focados em sexo e questões dessa temática – felizmente o tratamendo dado a eles é bem natural e dada as situações nas quais os protagonistas estão envolvidos, acredito que sejam muito críveis.

Para os leitores que estão acostumados a acompanhar histórias de zumbi americanas, o mangá apresenta uma diferença que muda tudo: no Japão as armas não são tão comuns então quando o apocalipse acontece temos pouquíssimas pessoas com uma arma de verdade – e uma delas é o nosso protagonista.

O autor também explora bem questões relacionadas à morte e a comportamento e vemos o nosso “herói” hesitar muito antes de começar a atirar nos mortos-vivos – o que é interessante e diferente do habitual, afinal acho que todos nós pensaríamos várias vezes antes de atirar em alguém (mesmo em situações extremas).

I Am a Hero de Kengo Hanazawa - O Ultimato (4)

Mesmo no meio de um apocalipse zumbi, Hideo Suzuki protagoniza cenas hilárias no mangá I Am a Hero

Pensei que após ler The Walking Dead eu dificilmente fosse gostar e me surpreender com uma publicação longa sobre mortos-vivos. Kengo Hanazawa consegue levar a história por caminhos completamente diferentes dos quais estamos acostumados e mesmo assim ele ainda traz debates interessantes e temos vilões tão marcantes quanto o Governador, ou Negan, das HQ´s de Robert Kirkman.

Aliás, o autor de I Am a Hero vai além e explora núcleos diferentes explicando a tal infecção que causa a vinda dos mortos-vivos. E o pior é que a explicação é bem crível! Ponto para a criatividade do autor.

Infelizmente nem tudo são flores. A magnética história do mangaká que tenta sobreviver a um apocalipse zumbi tem um final decepcionante – as últimas 50 páginas da obra são um soco na cara do leitor que esperava algo à altura do que o mangaká faz em toda a publicação.

A história, que está sempre em movimento e nunca cai em uma rotina, faz isso justamente no seu (amargo) fim. Uma pena mas, mesmo assim, continuo considerando uma leitura bem válida para os amantes do gênero.

I Am a Hero de Kengo Hanazawa - O Ultimato (5)

Zumbis ágeis e aterrorizantes estão no mangá I Am a Hero de Kengo Hanazawa

I Am a Hero de Kengo Hanazawa é uma das publicações de zumbi mais magnéticas que já tive o prazer de ler. O ritmo da história é intenso e o mangaká consegue criar personagens muito humanos que nem sempre tomam as melhores decisões.

Os momentos de terror contrastam com situações inusitadas e muitas vezes divertidas. O protagonista, Hideo Suzuki, é um show à parte e é o oposto do que esperamos de um herói: ele tem medo do escuro, é sedentário, não tem sucesso na sua área de atuação, é indeciso e anti social.

São justamente as quebras de expectativa que tornam I Am a Hero de Kengo Hanazawa. Uma história diferente com um roteiro criativo para um tema que já foi muito abordado. Apesar da “escorregada” no final, a leitura é muito válida e a explicação para o tal apocalipse é incrível!

Ultimato do Bacon

Avaliação: Ótimo!

Compre I Am a Hero de Kengo Hanazawa clicando na capa abaixo! .

I Am a Hero de Kengo Hanazawa - O Ultimato Comprar


Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Imagem de divulga de Eight Billion Souls de Eduardo Lira

Eight Billion Souls de Eduardo Lira – Playlist

27 de Ago de 2020

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade