A Ultimato do Bacon Editora foi idealizada nos extertores de 2020, tendo sua inauguração oficial em 18 de janeiro de 2021. Aqui no Ultimato do Bacon, não é raro que nossos colunistas e colaboradores expressem a necessidade que todos sentimos na valorização da produção nacional e no maior acesso aos materiais publicados com um todo.

Pensando nesse cenário e partindo da ideia de que quando se pretende ou quer algo, o melhor é suprir essa necessidade por si mesmo, o grupo Ultimato do Bacon começou a imaginar como poderia participar mais efetivamente do mercado editorial, chegando a conclusão de que uma editora seria o melhor caminho para impulsionar e fomentar, nos nossos moldes, a produção nacional.

Então convidamos você a conhecer um pouco mais quais são esses moldes e por que a Ultimato do Bacon Editora é diferente das demais.

https://youtu.be/midpKtBUO5w

.

Ultimato do Bacon Editora – Histórico 

.

Sobrecapa – canal e selo editorial

O Sobrecapa é originalmente um canal no YouTube iniciado por Alexandre Baptista e que completou 5 anos de atividade no dia 10 de Janeiro de 2021. De 2016 pra cá, o canal passou a fazer parte do grupo Ultimato do Bacon e se especializou em comparativos de edições de HQs e reviews dessas obras, atualmente hospedando também a versão em vídeo do Costelinha, o podcast do site Ultimato do Bacon, que pode ser conferido em audio nas principais plataformas de streaming.

Com a criação da Ultimato do Bacon Editora, o Sobrecapa passou também a ser o selo quadrinhos do UB e seu ícone verdinho estampa as HQs da editora.

Ultimato do Bacon Editora 1

.

Ultimato do Bacon – grupo empresarial, site e editora

O site Ultimato do Bacon nasceu em 2017 por teimosia e vontade de Diego Brisse que queria por todo custo que o Sobrecapa tivesse também um site – uma ideia constantemente recusada por Alexandre Baptista.

Com o site rodando de maneira inicialmente descomprometida, mas obtendo bons resultados – por esforço dos colaboradores e amigos do site, muitos dos quais seguem colaborando ainda hoje -, dois fatores mudaram o cenário em meados de 2018, trazendo uma nova postura: a entrada de Lucas Souza como sócio e a junção do site com o canal Sobrecapa, formando o grupo empresarial.

Agora em 2021, a Ultimato do Bacon Editora é a mais nova aposta do grupo, investindo em autores de nacionais e publicações de grande qualidade e custo acessível.

.

Ultimato do Bacon Editora – Manifesto

Com a proposta primária de trazer obras nacionais com valores acessíveis para contribuir na formação de novos leitores de quadrinhos, fazem parte da missão, visão e valores da empresa:

    • MISSÃO: Oferecer títulos únicos e com alta qualidade gráfica e literária para leitores de quadrinhos que buscam sair do mainstream dos quadrinhos de super-heróis, mangás e da produção massiva nacional. Oferecer títulos de alta qualidade literária e de baixo custo para este mesmo público. Oferecer conteúdo inédito e exclusivo que de outra forma não seria publicado no Brasil.
    • VISÃO: Promover a formação de um público leitor de quadrinhos no Brasil aos moldes dos grandes mercados consumidores deste formato, tendo como referência Japão e Europa, locais onde os quadrinhos são identificados como material para todas as idades e respeitados como a nona arte que são, além de nossa própria tradição.
    • VALORES: primar pela excelência e transparência em todos os níveis de seus serviços. Trabalhando numa área de formação, buscar minimizar os erros e, uma vez cometidos, que eles sejam amplamente retificados e esclarecidos.

.

Ultimato do Bacon Editora – Catálogo

A Ultimato do Bacon Editora tem um catálogo focado em um primeiro momento nos quadrinhos. Através do selo Sobrecapa, a editora iniciou suas atividades com uma publicação bimestral chamada Escafandro. Como já se pode deduzir pelo sugestivo nome, a Escafandro é uma HQ pulp que traz histórias fechadas, completas em cada edição. Mergulhando em diferentes gêneros como terror, ficção científica, aventura, mistério e humor, a variação de autores e estilos de histórias a cada volume é a grande aposta da revista.

Ultimato do Bacon Editora 2

Com 36 páginas, miolo em offset e capa cartão, a Escafandro é uma revista em formato americano (17 x 25 cm) que traz histórias de grandes autores nacionais em participações fechadas, histórias completas e totalmente coloridas a cada edição, para que o leitor possa escolher quais lhe parecem mais interessantes, sem o compromisso de uma aquisição recorrente ou mesmo a espera de um novo número para finalizar sua leitura.

.

Revista Escafandro – detalhes

Ultimato do Bacon Editora 3

.

Escafandro – Primeira edição: O Vampiro por Laudo Ferreira

A primeira edição lançada conta com roteiro e desenhos de Laudo Ferreira. O consagrado autor de Yeshua, O Santo Sangue, Zé do Caixão, Cadernos de Viagem, Histórias do Clube da Esquina, Tianinha e Mènage traz sua versão para O Vampiro escrito por John William Polidori, em uma tenebrosa aventura com um vampiro que não segue a tradicional mitologia das estacas, cruzes e luz do sol.

Além de Laudo, a edição ainda conta com as cores de Thaynan Lana e design gráfico e diagramação de Will.

O Vampiro

Capa de O Vampiro em quadrinhos por Laudo Ferreira, adaptado do conto de John William Polidori.

.

Escafandro – Histórico: O Vampiro de Polidori

O Vampiro escrito por John William Polidori é a primeira aparição literária no mundo dessa temível figura, hoje extremamente comum nas histórias de terror.

Em 1816, Lorde Byron convidou algumas pessoas para um festim em sua mansão na Suiça, às margens do Lago Leman. Sendo uma noite chuvosa e um tanto soturna, Byron pediu aos convivas que sugerissem histórias de terror e as desenvolvessem. Foi esta a fatídica noite em que Mary Shelley criou as bases do clássico Frankenstein ou o Prometeu moderno publicado posteriormente em 1823. Porém, outra figura do terror também nascia no mundo.

Ultimato do Bacon Editora 4.

Baseado em uma ideia do próprio Lorde Byron, Polidori, que era médico pessoal do Lorde, desenvolveu o conto que anos depois serviu como base de inspiração para o Drácula de Bram Stoker.

Em 2021, o mestre Laudo trouxe aos quadrinhos a sua versão do primeiro vampiro do mundo, o original, para marcar de maneira incisiva a estreia da revista Escafandro.

.

Escafandro – Segunda edição: O Crime de Lorde Arthur Savile por Flavio Soares

A adaptação do clássico do humor de cadafalso de Oscar Wilde, O Crime de Lorde Arthur Savile, por Flavio Soares está em campanha no Catarse.

Na trama, o importante Lorde vê sua vida ganhar um novo objetivo após consultar-se com um quiromante durante a festa de Lady Windermere. Apesar de cético, Savile se mostra obcecado em evitar a obscura previsão do adivinho: tornar-se um assassino.

A crítica comportamental e social publicada originalmente em 1891 ganha contornos ainda mais engraçados no traço de Flávio Soares.

Ultimato do Bacon Editora 5

Teaser de O Crime de Lorde Arthur Savile por Flávio Soares

Escafandro – Outras Edições

Escafandro contém somente histórias fechadas para possibilitar que o leitor possa adquirir somente as histórias que interessem a ele a cada edição.

Entre suas edições estão planejadas o conto de terror de Machado de Assis, A Vida Eterna, por Marcel Bartholo, além de um terror-suspense internacional a ser anunciado; uma adaptação de Zorro por Germana Viana, que promete alterar paradigmas da lenda de Don Diego de la Vega; uma ficção científica steampunk de livre inspiração em obras clássicas como O Médico e o Monstro e Frankenstein ou O Prometeu Moderno por Luís Carlos Sousa (Lâmina Azulada), Rafael Dantas e Raulzito Peixoto (Mandacaru Vermelho).

Confira aqui no site e também no Sobrecapa os anúncios e suas datas.

.

Vida Eterna

Arte da capa de A Vida Eterna de Marcel Bartholo, adaptando o conto de Machado de Assis aos quadrinhos.

Arte .

Além desses autores, a Escafandro ainda terá edições por Milena Azevedo (Penpengusa), Will (Mil Léguas Transamazônicas, Demétrius Dante), também responsável pelo logotipo da revista; Rodrigo Ramos (VHS, Canil, Lama) e grandes autoras nacionais a serem reveladas em breve, dentro desse universo pulp.

Ultimato do Bacon Editora 6 Ultimato do Bacon Editora 7 Ultimato do Bacon Editora 8

.

Escafandro – Caixa colecionadora

Uma novidade apresentada pela Ultimato do Bacon Editora é a caixa colecionadora. Com arte e design exclusivos por Will, a caixa em papel cartão triplex 350 g tem capacidade para 6 edições da Escafandro – sem qualquer indicação de quais HQs o colecionador pode guardar ali dentro. 

O detalhe é que a caixinha só poderá ser adquirida pelos leitores através das campanhas da editora no Catarse, não sendo comercializada após esse período.

Caixinha colecionadora

Outras publicações do selo Sobrecapa

A Ultimato do Bacon Editora optou pelo selo Sobrecapa para a publicação de seus quadrinhos para possibilitar, publicações literárias e de outras naturezas, através de outros selos.

Além da revista bimestral Escafandro, a editora projeta outras HQs com mais páginas e periodicidade especial para contemplar projetos maiores, mas sempre fechando suas narrativas em um volume único estão programadas.

Fora da temática pulp, o selo Sobrecapa trará títulos únicos e trabalhos autorais de diversos autores e artistas – incluindo outras obras dos autores já mencionados.

Entre os títulos já anunciados está Jagunço: Batismo de Sangue. Com argumento, texto e arte de Toti Bernardes e texto de Alex Salles, a HQ apresenta uma trama de ação que se desenrola em São José de Camões, na Bahia.

Ultimato do Bacon Editora 9

Arte da capa de Jagunço: Batismo de Sangue

 

Ultimato do Bacon Editora 10

Jagunço mostra a que veio: alto contraste na arte da HQ.

Nela, acompanhamos o misterioso Jagunço, alcunha pela qual é conhecido o matador de aluguel e personagem principal da história. Ação frenética, diálogos ágeis e cenas recheadas de alto contraste e grafismos que saltam da página, a HQ certamente irá agradar até mesmo leitores experientes e exigentes:

“Estava pesquisando há alguns anos o alto contraste em seu grau total de preto e branco usado como ferramenta de ilustração e como por vezes funde planos e traz significados novos a narrativas de ação, suspense e realismo fantástico (…) Ja tinha um enredo construído e umas cenas de ação preparadas a partir do uso dessa ferramenta de ilustração sempre privilegiando o desenho gestual, quando surgiu Alex Salles trazendo essa narrativa pro ambiente nacional e identificando esses elementos em sua forma crua numa cidade fictícia da Bahia e amarrando pontas aqui e ali.”, revela Toti Bernardes.

Jagunço: Batismo de Sangue terá história completa em 52 páginas, formato americano, capa cartão, miolo P&B em offset e sua campanha será aberta no Catarse após o final da campanha de O Crime de Lorde Arthur Savile.

Outro lançamento especial será a já anunciada HQ Zico – 50 anos de futebol em quadrinhos, programada para novembro de 2021 – confira o bate-papo especial com o craque e Bruno Neves, responsável pela Loja do Zico no Sobrecapa.

.

Zico 50 anos de futebol em quadrinhos teaser

Teaser de Zico – 50 anos de futebol em quadrinhos por Flávio Soares

.

Catarse e venda das HQs

A Ultimato do Bacon Editora decidiu nestes primeiros projetos abrir a pré-venda através da plataforma do Catarse, facilitando o contato com os leitores e oferecendo brindes e recompensas exclusivas que posteriormente não estarão disponíveis.

Confira na imagem abaixo alguns dos principais pontos de venda da Ultimato do Bacon Editora, além da Amazon, Submarino e Americanas:

Ultimato do Bacon Editora 11

Além disso, a Ultimato do Bacon Editora promete contemplar um pedido antigo dos leitores brasileiros: menos capa dura, preços mais baixos. A torcida de todos é que consigam manter a promessa.

Confira abaixo o calendário da editora e complete os espaços a cada anúncio:

Ultimato do Bacon Editora 12
.


Ultimato do Bacon Editora Ultimato do Bacon Editora Ultimato do Bacon Editora Ultimato do Bacon Editora Ultimato do Bacon Editora Ultimato do Bacon Editora Ultimato do Bacon Editora

Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Notícias Relacionadas: