Sempre fui um grande fã de Sherlock Holmes, estou sempre relendo os livros. Por isso sempre reclamo excessivamente das adaptações de TV e Cinema para o personagem, pois na maioria das vezes tentam humanizar demais o Sherlock e tornar Dr. Watson um ajudante imbecil. Em 2010, ao ver o anúncio de que a BBC lançaria uma série do personagem se passando nos tempos atuais, tive certeza de que ficaria uma porcaria, pois trazer o personagem e seus contos para os tempos atuais acabaria com vários casos e alteraria demais, de forma ruim. Graças a Deus eu não poderia estar mais errado, pois a série é uma das melhores (talvez a melhor) adaptação do personagem para a TV (e cinema!).

Saiba mais sobre Sherlock

Com um elenco impecável, com os personagens interagindo de forma excelente, fazendo os devidos contrapontos de forma perfeita, e roteiros dinâmicos e acelerados, a série conseguiu adaptar Sherlock Holmes para os tempos atuais de forma magistral, fazendo uso da tecnologia para destacar as habilidades de Sherlock, mantendo a essência do personagem. Finalmente John Watson (vou ignorar a boa interpretação de Jude Law no bom filme de 2009) teve sua essência mantida. As excelentes atuações de Martin Freeman (Dr. John Watson) e Benedict Cumberbatch (Sherlock Holmes) constroem a química perfeita da dupla. A excelente atuação de Cumberbatch lhe rendeu um convite direto de Steven Spielberg para atuar no filme Cavalo de Guerra. Spielberg disse que a versão de Cumberbatch para Sherlock foi a melhor que ele viu nas telas.

Sherlock (Netflix) - Dicas de Streaming 1

Cumberbatch e Freeman tem a química perfeita para a dupla

Mesmo não adaptando nenhum conto específico de forma literal, as referências aos livros são impecáveis, agradando qualquer fã. O formato da série de temporadas com três episódios de 90 minutos, é perfeito, mesmo quando há algum cliffhanger, os episódios fecham um arco. Eu confesso que quando vi a sinopse do primeiro episódio da segunda temporada, tive medo de cometerem o mesmo erro de adaptações anteriores, tentando inserir um par romântico para Sherlock. O referido episódio, Um Escândalo em Belgrávia, é baseado no conto Um Escândalo na Boêmia e introduz a personagem Irene Adler, interpretada por Lara Pulver, que é importante nos livros, sendo conhecida como “a mulher que derrotou Sherlock Holmes”. Sherlock sempre se refere a Irene como “The Woman”, A Mulher, com tom de reverência e respeito. Geralmente exploram a personagem como um par romântico para o personagem nas adaptações. Curiosamente esse é o melhor episódio da série (já assisti incansavelmente), e sim eles colocaram Irene como um par romântico para o personagem, mas de uma forma muito inteligente, respeitando a personalidade de Sherlock como sendo a “máquina de raciocínio e observação mais perfeita que o mundo já vira”.

Sherlock (Netflix) - Dicas de Streaming 2

A estranha relação de Sherlock Holmes e Irene Adler

Outro episódio que merece destaque, é o especial de Natal A Abominável Noiva, que se passa em 1895, fazendo uma homenagem ao período canônico literário aonde se passam os livros, que foram publicados de 1887 a 1927. No episódio especial Holmes e Watson investigam a aparição de um vulto com um vestido de noiva, supostamente o fantasma de uma vítima suicida. O tema mais sobrenatural casou perfeitamente com a ambientação do episódio, que faz uma belíssima homenagem aos contos originais. Ao final temos uma grata surpresa, tornando esse um dos melhores episódios da série. A Abominável Noiva foi exibido pela BBC como um especial de Natal durante o hiato entre a terceira e quarta temporada. Na Netflix ele é o quarto episódio da terceira temporada.

Sherlock (Netflix) - Dicas de Streaming 3

A relação de Sherlock com a música é um dos pontos mais fiéis aos livros

Infelizmente a qualidade da série teve uma queda a partir da terceira temporada, decepcionando alguns fãs. A quarta temporada ficou muito abaixo da qualidade da série e em fevereiro de 2018 a BBC anunciou o cancelamento com a justificativa de que os criadores da série Steven Moffat e Mark Gatiss (que interpreta o irmão de Sherlock, Mycroft Holmes) estariam focados na adaptação de Drácula para a TV. O cancelamento foi meio controverso e depois acabaram declarando que na realidade a série teria um hiato muito maior do que o normal somente, mas que havia chances de uma quinta temporada.

Mesmo com uma quarta temporada fraca, Sherlock não só é uma das melhores adaptações de Sherlock Holmes para as telas, como uma das melhores séries feitas nos últimos anos! Vale a pena ver, rever, ver e rever incansavelmente!

 

Sherlock está disponível na Netflix

Confira também nossas outras Dicas de Streaming!

 


Créditos:

Texto: Diego Brisse

Imagens: Reprodução

Edição: Diego Brisse

Texto publicado originalmente em 04 de janeiro de 2019. Atualizado em 09 de abril de 2020.

Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!