Apesar de filmes baseados em HQs estarem em alta hoje em dia, esse estilo de filme sempre esteve presente na cultura, temos filmes que são baseados em HQs e ninguém faz idéia disso. Porém é inegável que após X-Men – O Filme (2000), o público passou a se interessar mais esse tipo de filme. Constantine veio para aproveitar esse hype de uma forma que julgo bem audaciosa de diversas formas.

Saiba mais sobre Constantine

O filme foi baseado na série de HQs Hellblazer que é mais voltada para o terror sobrenatural, fugindo do eixo super herói. Para “ajudar” mais ainda, fizeram algumas adaptações que deixaram os fãs das HQs bem irritados, como a escolha de Keanu Reeves e a mudança de nacionalidade. Na Hq, John Constantine é loiro e vive na Inglaterra, o filme se passa nos Estados Unidos e Keanu Reeves não é loiro (dã), Tanto que Nicolas Cage iria interpretar o personagem, mas acabou deixando o posto. Com tantas mudanças e polêmicas provavelmente o filme ficou uma bosta, né? ERRADO! O filme é uma das melhores adaptações de HQ para o cinema já feito!

Constantine (2005) - (Netflix) - Dicas de Streaming 1

Keanu Reeves e Rachel Weisz formam uma excelente dupla em Constantine

Apesar das mudanças, o filme manteve o mais importante da HQ: a essência! Está tudo lá, ocultismo, submundo, anjos, demônios, relíquias religiosas e lógico, John Constantine magistralmente interpretado por Reeves. A atuação de Reeves mesmo que tomando algumas liberdades, mantém o melhor do personagem e acrescenta um tom mais mal humorado, sombrio. Constantine é arrogante, cínico e uma pessoa muito irritante.

John Constantine não é nem de longe um herói, ele age até fazendo o bem, mas por interesses próprios. Essa construção do personagem é impecável, apesar de vermos Constantine atuando no que seria o fim de sua carreira, os elementos do passado são sutilmente mostrados em seu relacionamento com as pessoas e através de excelentes diálogos. O Tom do filme muito próximo ao terror é perfeito, com um visual muito bem feito para a época.

Constantine (2005) - (Netflix) - Dicas de Streaming 2

Visual é um dos pontos fortes do filme. O modo como o inferno é retratado no filme é excelente

O acerto maior do filme é sua história, que tem começo e fim sem precisar de sequências. Apesar de Hellblazer ter 300 edições e vários especiais, não é o material mais fácil do mundo de se adaptar, como foi provado com o fracasso do seriado de 2014. A Warner acertou em cheio dando o tom correto, a trama é repleta de elementos tirados diretamente das HQs e com uma narrativa pesada, até mesmo complexa para um pretenso blockbuster. Isso tudo torna o filme excelente! Sem contar a trilha sonora que é outro ponto forte…

Passive da banda A Perfect Circle, uma das músicas presentes no filme

Mesmo depois de 14 anos, Constantine segue como um dos melhores filmes baseado em HQs já feito. Com uma história que foge completamente do eixo dos super heróis, excelentes atuações de Keanu Reeves, Rachel Weisz e Djimon Hounsou, essa é nossa dica de streaming da semana!    

Constantine está disponível na Netflix!

Confira nossas outras Dicas de Streaming!


Créditos:

Texto: Diego Brisse

Imagens: Reprodução

Edição: Diego Brisse

Texto publicado originalmente em 31 de maio de 2019. Atualizado em 09 de abril de 2020.

Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!

 


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Notícias Relacionadas: