Ultimato do Bacon

Derrotista (2006) – O Ultimato

Em 25 de Nov de 2021 3 minutos de leitura
UB Derrotista de Joe Sacco 1 PRINCIPAL

Conheça o quadrinho mais autobiográfico de Joe Sacco, o mestre do jornalismo em quadrinhos, em Derrotista

Talvez seja clichê falar da importância de Joe Sacco para o jornalismo em quadrinhos. Então vamos ao que interessa: antes de seu trabalho definitivo, Palestina (2021), publicado originalmente entre 1993 e 1995, o quadrinista produziu e editou a revista Yahoo de 1988 a 1992. Nela, Sacco desenhou histórias autobiográficas, satíricas e sobre guerra.

Derrotista (2006) reúne produções desta fase do autor. No Brasil, saiu pela Conrad Editora em 2006, com 224 páginas divididas em 10 capítulos. O livro é todo em preto e branco e Sacco já tinha um traço bem característico, com uma pegada cartunesca e cheia de hachuras.

Qual a trama de Derrotista

No primeiro capítulo, “Gênio dos Quadrinhos”, conhecemos um pouco do período em que Joe Sacco morava na cidade de Portland – no estado de Oregon, Estados Unidos, onde cursou Jornalismo –.  Era uma vida junk, com pouco dinheiro e comida enlatada.

Sacco conduz com humor seu dia a dia em uma casa bagunçada, desempregado, condenando o trabalho nas agências de publicidade, já que ele queria seguir pelo caminho dos quadrinhos autorais e se afastar do mundo corporativo. O paradoxo aparece quando surge uma oportunidade de trabalho e o dinheiro faria toda diferença.

Em “Oito Personagens”, segundo capítulo, temos o lado mais satírico do autor em histórias de duas a quatro páginas em um estilo que lembra muito Robert Crumb. É uma sequência com críticas sobretudo ao mercado de trabalho e ao corporativismo.

No terceiro capítulo voltamos ao quadrinho autobiográfico, mas é no quarto, chamado de “Na companhia do cabelo comprido”, que temos um dos destaques de Derrotista. É quando Sacco apresenta uma espécie de diário de viagem do tempo em que rodava a Europa como ilustrador de uma banda de rock. Sexo, drogas, porres e dificuldades nas fronteiras são algumas das coisas que vemos.

UB Derrotista 2

Sacco na turnê de rock pela Europa é um dos destaques da HQ

A partir do capítulo sete, algumas das primeiras produções de Sacco sobre a guerra. “Mais mulheres, mais crianças, mais rápido” é uma história especial: as memórias da mãe do quadrinista, Carmen Sacco, do período entre 1935 e 1943, quando a ilha de Malta (Sacco e a família são malteses) sofreu ataques da Itália e da Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial.

O jornalista não foca nos “porquês” do embate, mas em como era a vida de uma criança nessa realidade. A comida racionada, as noites em minas e abrigos públicos para se proteger das bombas, a destruição das casas, insalubridade e problemas com os estudos…

“Como amei a guerra”, nono capítulo, mostra a fixação de Sacco pelas guerras mundo afora, em especial a do Golfo. Em certo momento, o quadrinista tem dificuldade até de conversar com as pessoas, pois só pensava e falava sobre isso.

O comportamento acaba parecendo algo por vezes fetichista e por vezes paranoico, o que ele mesmo apresenta de forma irônica. Mas é esse interesse que, posteriormente e amadurecido, resultaria em obras como Palestina e Área de Segurança Gorazde.

UB Derrotista 3

Em Derrotista, somos levados pelas paranoias de Joe Sacco

Vale a pena ler?

A contracapa da edição da Conrad destaca uma frase publicada pelo The Guardian: “Uma valiosa introdução para iniciantes do estilo de reportagem de Joe Sacco.” A impressão que eu tenho é exatamente a oposta. Derrotista é uma obra que tem um valor enorme justamente para os que gostam do trabalho do autor e querem ter a experiência de conhecê-lo em seu início de carreira.

Com o tempo, Sacco foi adaptando seu estilo à densidade de suas coberturas posteriores – quase que invariavelmente sobre a guerra –. Percebe-se que ele buscou limitar o humor a momentos que não denotassem algum tipo de desrespeito aos retratados nas HQs.

Mas Derrotista nos mostra a total falta de limites do autor, em um ótimo sentido. Até porque em boa parte ele assume a responsabilidade por satirizar ele mesmo. E é assim que vamos conhecendo muito mais Joe Sacco, percorrendo suas paranoias, inseguranças amorosas, reflexões, sempre com muitas “licenças poéticas” e criatividade.

Por mais que as obras mundialmente famosas de Sacco tenham um caráter pessoal, conhecer o Joe bibliotecário, roqueiro e recém-formado, sempre de mente crítica e aberta – para os leitores –, é um deleite para os fãs do quadrinista. E é indiscutível que o talento já estava lá.

Gostou do texto? Leia outros Ultimatos do David Horeglad (HQ Ano 1) para o UB!

PALESTINA (2021) – O ULTIMATO

UMA HISTÓRIA DE SARAJEVO (2003) – O ULTIMATO

MAUS: A HISTÓRIA DE UM SOBREVIVENTE (2009) – O ULTIMATO

Ultimato do Bacon

Avaliação: Ótimo!

Compre Derrotista clicando na capa abaixo! .

UB Derrotista 4 CAPA


Créditos:
Texto: David Horeglad – @hq_ano1
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Ultimato do Bacon Editora

Ultimato do Bacon Editora

18 de Jan de 2021

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade