Os Arquivos dos Casos de Demetrius Dante – Álbum de Família é a quinta edição impressa do detetive do absurdo criado por Will, com contribuição de diversos roteiristas e autores como Alex Mir, Mônica Lan, André Freitas e muitos outros.

Para conhecer um pouco mais sobre Demetrius Dante, confira a matéria sobre o personagem aqui. Confira também nossa entrevista com o autor aqui.

Neste quinto volume, Will explora em três histórias algo que ainda não havia tido tanto espaço assim no Demetriusverso: sua família.

Embora o leitor que acompanha as aventuras do detetive paulistano já saiba da constelação em que D.D. habita – com sua irmã Cassandra, por exemplo – ainda não haviam detalhes sobre sua infância, seus amores e amizades mais próximas que não estivessem conectadas à sua jornada como paladino.

.

Conheça as tramas de Demetrius Dante – Álbum de Família

.

A primeira história, A Árvore Anciã, tem roteiro de Mônica Lan e mostra uma lembrança da infância de Dante e o que parece ser seu primeiro contato consciente com outras dimensões. Uma árvore ancestral do bairro ameaça ser removida por um figurão e Demetrius se vê incumbido de evitar a tragédia, revelando que há muito mais ali do que enxergam os olhos mundanos.

Os pequenos easter eggs nas páginas – mostrando as referências de Will e povoando a adolescência de Demetrius – dão sabor extra à HQ, que tem um clima que remete a Neil Gaiman e aventuras de Sandman.

referencias em demetrius dante álbum de famíliaClima onírico e metafísico em A Árvore Anciã.

.

Banner Suenero UB
Demetrius Dante Álbum de Família - O Ultimato 1

..

Em Futuro do Pretérito, com roteiro do próprio Will, temos um vislumbre do que pode ser o futuro de Demetrius. A HQ dá uma sensação de urgência tremenda, num futuro distópico em que Dante parece estar disposto ao “tudo ou nada” para evitar um destino pior para a humanidade.

Demetrius Dante Álbum de Família - O Ultimato 2A urgência toma conta em Futuro do Pretérito.

.

Extremamente divertido ver um D.D. mais velho, com família e filhos e uma realidade onde tudo é imprevisível. A sensação é de que, claramente, estamos diante de uma HQ que irá retornar de algum modo em futuras edições.

Por fim, Marco Zero, com roteiro de André Freitas completa o álbum. A aventura começa no marco zero de São Paulo, na praça da Sé. E é também o marco zero da vida de detetive do absurdo de Demetrius.

Na HQ conhecemos melhor Demócritos Dante, o pai de Demetrius. Ambos encontram-se no centro de São Paulo, na livraria de Homero, onde uma figura sinistra também busca seus livros…

Demetrius Dante Álbum de Família - O Ultimato 3Diálogo tenso e a sensação de uma tempestade se aproximando em Marco Zero.

.

A narrativa parece não ter muita ação, mas o diálogo entre os quatro personagens é recheada de tensão e uma violência não verbal digna dos impasses de grandes westerns ou duelo de samurais.

A revelação do final é simplesmente devastadora e, novamente, a vontade de descobrir mais sobre o passado de D.D. só aumenta.

De forma geral, como de costume, Os Arquivos dos Casos de Demetrius Dante – Álbum de Família ainda apresenta pin-ups de artistas convidados e páginas com os Arquivos do Absurdo, em que Will resgata HQs de uma página publicadas no Subterrâneo, no site do Petisco e outras publicações.

Além de ser uma edição muitíssimo bem cuidada visualmente – com um projeto gráfico já conhecido de outras edições de Os Arquivos dos Casos de Demetrius Dante -, vale ressaltar a qualidade do tratamento em preto e branco dado por Will na arte.

Diferente do que muitas vezes acontece, em que HQs em preto e branco parecem somente uma versão “cinza” de uma HQ colorida, Os Arquivos dos Casos de Demetrius Dante – Álbum de Família, assim como os volumes anteriores de D.D., apresenta um trabalho pensado para o preto e branco.

Assim, Will trabalha tons de cinza mais chapados; retículas; alto contraste e outros recursos gráficos que valorizam o tom monocromático, em vez de simular uma cor que não está ali. O resultado? Dificilmente alguém irá querer ver esta HQ em versão colorida, porque ela funciona melhor sem cor, dando um clima especial que combina com o gênero.

Outro ponto positivo, para leitores que não estão familiarizados com Demetrius Dante: embora estejamos no quinto album, esta é praticamente sua história de origem e não requer nenhuma leitura prévia para que se entenda o que está acontecendo.

Aliás, esse é um dos pontos fortes do personagem de Will: suas histórias são fechadas e embora tenhamos personagens recorrentes, não há necessidade de um conhecimento prévio para enteder a função de cada um na narrativa.

Se há um ponto negativo, é a vontade que fica de ler mais histórias de Demetrius.

Os Arquivos dos Casos de Demetrius Dante – Álbum de Família tem 56 páginas em preto e branco, formato 16×25 cm, miolo offset 90 g e capa cartão colorida.

Sua campanha na plataforma Catarse se inicia no dia 14 de junho de 2021.

.

Demetrius Dante Álbum de Família - O Ultimato 4

Avaliação: Excelente!

.

Quer debater sobre quadrinhos, livros, filmes e muito mais? Venha conhecer nosso grupo no Whatsapp clicando aqui!!!


Créditos:
Texto: Alexandre Baptista
Imagens: Reprodução
Edição: João Maia
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Notícias Relacionadas: