Ultimato do Bacon

Conheça Mangás Kodomo Essenciais para Leitores Brasileiros

Em 2 de Nov de 2022 3 minutos de leitura
Conheça Mangás Kodomo Essenciais para Leitores Brasileiros (5)

Em vários lugares, já vemos os Mangás kodomo ser classificado como uma categoria demográfica. Esta demografia é voltada para publicações para o público infantil, entre 6 a 12 anos de idade.

Diferente das revistas voltadas para os outros públicos, o Kodomo possui publicações que são em sua maioria voltadas tanto para o público masculino como para o feminino. Além disso, possuem o objetivo de passar pequenas lições de moral ao final de pequenos arcos.

Os desenhos costumam ser com traços simples e de fácil percepção narrativa. As histórias tem tramas envolventes para os pequenos, mas que podem também fisgar e divertir leitores mais velhos.

Vale lembrar que as obras escolhidas para a lista de mangás Kodomo essenciais para leitores brasileiros são baseadas no gosto da equipe do Ultimato do Bacon e ainda levam em consideração fatores como o sucesso que a obra fez no Brasil e no mundo.

Índice

Mangás Kodomo Essenciais

Doraemon

Conheça Mangás Kodomo Essenciais para Leitores Brasileiros (3)

Doraemon é considerado um dos mangás mais populares de todos os tempos e um verdadeiro símbolo nacional japonês. Na sociedade japonesa, a forte exposição da série na mídia  tornou a obra parte do cotidiano, com séries de animes sendo exibidas de 1979 até hoje.

Além disso, devido à sua longevidade, continuou atraindo leitores e espectadores de várias gerações, algo semelhante ao que acontece com Turma da Mônica aqui no Brasil. Escrito e ilustrado por Fujiko F. Fujio, Doraemon, o mangá “original” foi publicado no Japão pela Shogakukan começando em 1 de dezembro de 1969, tendo sido publicado até 1996, totalizando 45 volumes. 

A série é sobre um gato robótico do século 22 chamado Doraemon,  que voltou algo em torno de 200 anos no passado para ajudar um estudante desastrado.

A série segue inédita aqui no Brasil.

Super Onze ( Inazuma Eleven

Conheça Mangás Kodomo Essenciais para Leitores Brasileiros (4)

Inazuma Eleven, conhecido aqui no Brasil como Super Onze, é outra série criada originalmente nos games. O mangá da obra ganhou o Prêmio de Mangá Kōdansha de 2010 na categoria “melhor mangá infantil”.

Escrito e ilustrado por Tenya Yabuno, temos a história de Mamoru Endo, que ama futebol e é neto de Daisuke Endo, um dos melhores goleiros do Japão. O objetivo do garoto é fazer com que a Escola Raimon tenha novamente o melhor time de futebol.

A série já foi lançada aqui no Brasil pela Editora JBC.

Hamtaro

Conheça Mangás Kodomo Essenciais para Leitores Brasileiros (1)

Diferente de sua versão em anime, com múltiplas séries e bastante episódios, o mangá de Hamtaro, escrito e ilustrado por Ritsuko Kawai, só teve 4 volumes publicados no Japão. 

A série apresenta um protagonista hamster, chamado Hamtaro, vivendo as mais diversas aventuras, quebrando a quarta parede, interagindo com outros hamster, além de explorar os sentimentos pelas suas donas.

A série segue inédita aqui no Brasil.

Medabots

Conheça Mangás Kodomo Essenciais para Leitores Brasileiros (8)

Criado originalmente em um jogo para Game Boy lançado em 1997, Medabots logo ganhou múltiplas séries de mangás – as principais escritas e ilustradas por Horumarin.

A trama se passa no ano de 2122 e é centralizada nos Medabots – robôs com inteligência artificial cuja finalidade é servir aos seus donos humanos. O protagonista Ikki Tenryou é um menino de apenas 10 anos que quer se tornar um campeão do Torneio Mundial de Cyberlutas ao lado de Medabot chamado Metabee.

A série chegou aqui no Brasil, porém teve poucas edições pela Editora Abril.

 Yo-kai Watch

Conheça Mangás Kodomo Essenciais para Leitores Brasileiros (7)

A série é escrita e ilustrada por Noriyuki Konishi, e é baseada na franquia de jogos de mesmo nome. Na trama, conhecemos Natham Adams, um estudante que levava uma vida pacata até o dia em que acabou libertando um Yo-kai e ganhando um estranho objeto chamado Yo-kai Watch.

Com ele, o menino passou a enxergar seres fantásticos normalmente invisíveis aos humanos, e resolveu fazer amizade com eles. A obra é um grande sucesso, e ganhou o prêmio de Melhor Mangá Infantil no 38º Kodansha Manga Awards e no 60º Shogakukan Manga Awards.

A série está sendo lançada aqui no Brasil pela Editora Panini.

Hello Kitty

Conheça Mangás Kodomo Essenciais para Leitores Brasileiros (6)

Hello Kitty, a personagem da Sanrio que virou um fenômeno de marketing global,  teve dois mangás serializados, entre 2007 e 2008, na revista Ribon: Hello Kitty Doki e Hello Kitty Peace.

Em 2019, ganhou uma nova publicação  escrita por Toshiki Inoue, e  ilustrações ficam por  Shakua Shinkaonde, onde a personagem defende a Terra de invasores alienígenas com o poder da amizade e do amor.

A série segue inédita aqui no Brasil.

Pokémon

Conheça Mangás Kodomo Essenciais para Leitores Brasileiros (2)

Por várias vezes os produtores de Pokémon foram bem claros ao dizer que a obra, que também foi originalmente criada em jogos, era feita para crianças pequenas.

Porém, Pokemon é um “híbrido” entre kodomo/shonnen, com fases e características que ora pendem para um lado, e ora pendem pro outro.  Escrita por Hidenori Kusaka, e ilustrada por Mato e Satoshi Yamamoto, o mangá está subdividido em séries com os nomes dos games, com cada uma dando destaque aos seus protagonistas.

A série está sendo lançada aqui no Brasil pela Editora Panini.

Confira também nossas listas com Os Melhores Mangás de Inio Asano e Mangás Seinen Essenciais


Créditos:
Texto: Breno Raphael
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse

Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB! 


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Miyamoto Musashi de Shotaro Ishinomori - O Ultimato (3)

Miyamoto Musashi de Shotaro Ishinomori – O Ultimato

31 de Jan de 2023

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade