Ultimato do Bacon

Conheça a HQ Pelota de Daniel Esteves – HQs Brasileiras

Em 2 de Set de 2020 3 minutos de leitura

A HQ Brasileira Pelota de Daniel Esteves é uma daquelas que dialoga com boa parte da população por tratar de uma tema que é paixão nacional: o futebol! O misto de futebol com infância e identificação é o que torna a obra memorável.

A HQ já teve duas edições lançadas – sendo a última em 2018. Pelota de Daniel Esteves foi lançada em um formato pequeno (quase de bolso) menor do que o famoso formatinho. As edições foram lançadas com a tabela da copa (de 2014 e 2018 respectivamente) e sua trama é bem curtinha.

Pelota de Daniel Esteves

As brincadeiras envolvendo futebol são o tema central de Pelota de Daniel Esteves 

Vale a pena conhecer Pelota de Daniel Esteves?

Se você é fã de futebol e cresceu jogando ou se envolvendo com esse universo, a HQ vai dialogar muito com você. A trama principal criada por Esteves não é uma complexa ou com um grande mistério nem nada do gênero. É uma trama de cotidiano que trata da história de quatro crianças que só querem se divertir com o futebol. Na primeira edição, o autor ainda cria uma segunda história, chamada “Telstar”, que envolve detetives e os campeões da copa de 70. Sendo muito honesto, essa trama não me envolveu e – apesar de entender toda a homenagem que ela prestou – pareceu muito distante e “rocambolesco”. 

Já as aventuras de Alisson, João Vitor, Marcinho e Lari pegam o leitor de jeito! A trama dos jovens amigos – que aparecem nas duas HQ´s – são simples e 100% relacionadas a prática do futebol. As gírias e as situações “complexas” de infância também chamam muito a atenção. Temos aqui o amigo descolado, o “riquinho”, a “moleca” e outros personagens que certamente povoaram a infância de boa parte dos leitores.

Pelota de Daniel Esteves

Lari dá um chute no melhor estilo “Super Campeões” em Pelota de Daniel Esteves

As duas aventuras focadas na garotada que só quer jogar bola são as verdadeiras estrelas da HQ. A aventura do primeiro número, chamada “Cafusa”, mostra os garotos tendo que convidar o menino “rico” e chato do bairro para jogar bola. A trama mostra situações de infância (bola furada, bola perto de cachorro, trave de tijolo) que são muito características do Brasil e ficam bem interessantes nos desenhos de Alex Rodrigues.

Já a segunda aventura (que ocupa a segunda edição inteira) é mais focada no jogo em si. Enquanto a primeira trama focava em situações que impediam uma boa partida de futebol, a segunda história mostra um jogo “de vida ou morte”: Lari, Alisson e Marcinho aposta suas coisas em uma partida contra João Vitor e seus primos. Vale tudo para completar o Álbum de figurinhas! O estilo de desenho usado por Pedro Okuyma na na “pelada” das crianças lembra muito o antigo anime Super Campeões – com suas poses exageradas e truques impossíveis. Isso só aumenta a sensação de nostalgia que a HQ traz.

Pelota de Daniel Esteves

Alisson não consegue defender o chute de um dos primos de João Vitor na HQ Pelota de Daniel Esteves

A HQ Brasileira Pelotde Daniel Esteves é aquele tipo de obra que tem uma aventura muito cotidiana e sem desdobramentos. A diversão da leitura, que é extremamente rápida, é se reconhecer nas situações e nos “dramas” relacionados ao futebol e voltar no tempo para reviver um período onde o mais importante era ter o álbum de figurinhas completo e uma bola para jogar com os amigos. Vale muito conhecer pela brasilidade da obra!

Confira nossa coluna HQ´s Brasileiras e veja outras obras dos artistas do nosso país! Fique ligado no Ultimato do Bacon!

 


Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse

Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


 

Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Como conservar HQs e Revistas – Costelinha 009

21 de Out de 2019

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade