Os amantes de uma boa obra de ficção científica não podem deixar de conhecer a HQ O Perfuraneve de 1982. Com elementos surreais, e uma pitada de sobrenatural, essa obra mostra que merece a comoção que aconteceu quando o seriado da Netflix foi lançado em 2020. Vale salientar que a obra também possui um filme que chegou ao Brasil com o nome “O Expresso do Amanhã” (2013) – Chris Evans e Ed Harris são alguns dos nomes do estrelado elenco.

A HQ O Perfuraneve é, na verdade, uma trilogia: “Le Transperceneige” (1982), “L´Arpenteur” (1999)  e “La Traversée” (2000). A obra original conta com o roteiro de Jacques Lob enquanto as continuações ficaram a cargo de Benjamin Legrand – as três obras contaram com a arte de Jean-Marc Rochette . A obra européia chegou ao Brasil pela editora Aleph em 2015.

.

O PerfuraNeveProloff é o grande protagonista da primeira edição da HQ O PerfuraNeve de Jacques Lob

.

A trama da HQ O Perfuraneve de Jacques Lob

.

A primeira HQ da trilogia O Perfuraneve foca em Proloff. A trama se inicia mostrando que o mundo como conhecemos não existe mais – todo planeta Terra foi assolado por um inverno brutal e completo e o que resta da raça humana está dentro do imparável trem. Sempre em movimento, a locomotiva cria um ambiente praticamente auto suficiente que permite a sobrevivência de seus inúmeros passageiros. Os 1001 vagões do Perfuraneve, nome do trem, possuem uma ordem social muito similar ao que tínhamos antes: quanto mais próximo da frente mais rico e cheio de regalias se é, quanto mais próximo do fundo mais desafortunado e miserável. 

Estabelecida a realidade do trem, temos o verdadeiro início da história. Proloff, o protagonista, é um “fundista” (personagem que vive no fundo do trem) que está tentando escapar para áreas melhores. O personagem logo é capturado pela “polícia” e um interrogatório começa. Paralelamente a isso, vamos nos aprofundando mais na organização social do Perfuraneve e descobrimos que existe um grupo de pessoas que luta pela “libertação” dos “fundistas”. Adeline Belleau é uma jovem que faz parte desse grupo. A jovem Adeline consegue ver o prisioneiro e  logo tem seu destino atado ao do sofrido Proloff.

.

O PerfuraNeveProloff e Adeline tentam libertar os fundistas na HQ O Perfuraneve de Jacques Lob

.

A trama leva Adeline e Proloff até as partes mais nobres do trem onde o comandante do trem quer vê-los. Esse pretexto nos leva a explorar cada um dos recantos do Perfuraneve e é interessante perceber que mesmo em um cenário desolado pelo inverno é a ganância humana que continua sendo o principal vilão.

A HQ de O Perfuraneve de Jacques Lob tem, e isso é inegável, uma crítica social profunda em sua concepção. Os vagões que ele nos mostra deixam a entender que a realidade seria outra se as pessoas estivessem dispostas a dividir. A história fecha de maneira bem interessante e não temos nenhuma “ponta solta” para ser aproveitada pelas continuações – que precisam começar uma nova história dentro desse universo. Essa é a difícil missão do roteirista Benjamin Legrand nas duas HQ´s que fecham a trilogia.

.

O PerfuraNeveO corajoso Puig é o protagonista das duas continuações da HQ O Perfuraneve de Jacques Lob

.

As continuações da HQ  O Perfuraneve

.

Benjamin Legrand continua a história do imparável Perfuraneve em duas continuações que são muito interessantes! Havia um certo receio de elas parecerem desnecessárias, afinal a história original fecha muito bem, mas Legrand consegue criar uma trama envolvente e que tem voz própria. 

A HQ nos apresenta Puig, um menino que cresce para se tornar um explorador. Exploradores são pessoas treinadas para irem fora do SnowPiercer em missões de reparo e afins (a natureza das missões é um dos pontos controversos da trama). Em paralelo somos apresentados a filha do Conselheiro Kennel, uma jovem que é responsável por criar uma das maiores diversões do Perfuraneve: as viagens virtuais. O caminho dos dois se cruza quando a jovem decide buscar os exploradores para ajudar na criação de um novo cenário para suas viagens virtuais. 

.

O PerfuraNeve O papel dos exploradores é mostrado na HQ O Perfuraneve

.

Essas duas continuações da HQ O Perfuraneve exploram mais o cotidiano do eterno trem: diversões, organização política, camadas sociais e as distrações criadas para manter todos “distraídos”. É como se fosse uma imersão na obra original – mantendo tudo que foi estabelecido e indo um pouco além. Medo, revolta e traições acabam sendo os motores da trama.

.

Quer debater sobre quadrinhos, livros, filmes e muito mais? Venha conhecer nosso grupo no Whatsapp clicando aqui!!!

.

No fim das contas a trilogia de HQ´s O Perfuraneve é super indicada para os amantes de uma boa trama sci-fi. É extremamente divertido ir descobrindo as nuances do mundo criado por Jacques Lob. E um alerta: se você está pensando em ler a HQ porque “amou” o seriado da Netflix, vale deixar avisado que as obras são completamente diferentes. Personagens, situações.. tudo! São interpretações distintas – e isso é ótimo!

Gosta de HQ´s de Super-heróis? Então confira nossas matérias sobre Marvel e DC!

.
 

Compre O Perfuraneve clicando na capa abaixo!

.

O PerfuraNeve

 


Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse

Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


 

Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Notícias Relacionadas: