Ultimato do Bacon

Conheça a estreia de O Incrível Hulk (1962) – Baú de HQs

Em 12 de Out de 2021 5 minutos de leitura
Conheça a estreia de O Incrível Hulk

Saiba como foi a origem do gigante esmeralda que resiste à explosões nucleares, cruza cidades inteiras com um único salto e derruba exércitos com seu sopro: O Incrível Hulk

O Hulk é mais uma criação das lendas Stan Lee e Jack Kirby. Chegou em uma década farta de trabalho e bons personagens da dupla. Era o meio da Era de Prata dos quadrinhos e a Casa das Ideias estava conquistando fãs no mundo todo.

Na verdade, em maio de 1962, quando a revista The Incredible Hulk #1 saiu, já rodava com enorme sucesso a série The Fantastic Four (1961). Pouco tempo depois, estreariam outros grandes do Universo Marvel: Homem-Aranha, Thor, Homem de Ferro – o Homem-Formiga já tinha aparecido em Tales To Astonish #27, em janeiro daquele ano –.

Apesar de ser um dos maiores super-heróis dos quadrinhos, quando surgiu, a grande inspiração de Lee e Kirby para o Hulk eram as histórias de terror Frankenstein (1818), de Mary Shelley, e O Médico e o Monstro (1886), de Robert Louis Stevenson, e seus filmes. O antagonismo entre homem e monstro – conforme sugeria a capa da primeira revista do verdão – ou super-herói e monstro seria uma das principais marcas do personagem.

E vale ressaltar como essa influência do terror atravessou diversos roteiristas do Golias Esmeralda, chegando a um novo patamar em O Imortal Hulk (2018), com texto de Al Ewing e arte do brasileiro Joe Bennet.

Conheça a estreia de O Incrível Hulk

The Incredible Hulk (1962) tinha toques de quadrinho de terror

Mas voltando à década de 1960, The Incredible Hulk (1962) durou apenas seis edições bimensalmente até março de 1963 –. Na última, outros trabalhos afastaram Kirby, substituído por Steve Ditko – o mesmo que em agosto de 1962 tinha acabado de desenhar a estreia do Homem-Aranha na revista Amazing Fantasy #15 –.

Uma curiosidade muito conhecida é que, na primeira edição, o Hulk era cinza. Como a tinta não tinha qualidade, o gris acabava saindo com um tom esverdeado, o que fazia com que os leitores não soubessem se o novo monstrão era verde ou cinza. A solução foi simples: já no segundo volume, Hulk estava com a cor definitiva.

Lá no princípio, também, Bruce Banner não se transformava em Hulk quando nervoso, mas ao anoitecer, no que podemos considerar uma influência da lenda do lobisomem. A luz do Sol o fazia voltar ao normal, o que dava uma dinâmica diferente e interessante às histórias.

Qual a trama de O Incrível Hulk (1962)

A primeira narrativa é possivelmente a mais famosa do Cicatriz Verde. Em “A chegada do Hulk”, Bruce Banner, criador da Ogiva Gama, faria o primeiro teste da arma militar quando, pelo extenso terreno entre a bomba e a casamata de proteção, passa de carro Rick Jones, um adolescente sem juízo que queria provar ter coragem para os amigos.

Banner corre, alcança o garoto e o joga em uma vala. O cientista, porém, é atingido diretamente pelos raios gama, o que pouco depois o transformaria no super-herói – ou monstro – mais forte dos quadrinhos.

Conheça a estreia de O Incrível Hulk

A cena mais famosa da HQ: Banner recebe os raios gama

Nas histórias seguintes, vemos Hulk enfrentando um exército de homens-sapo alienígenas que queriam dominar a Terra; os soviéticos; o Mestre do Picadeiro, que hipnotizava cidades para roubar a população; e Tyrannus, um imperador do subsolo terrestre que sequestra Betty Ross. Nesse capítulo, percebe-se muito do que pode ter sido a inspiração para o aclamado Planeta Hulk (2000), de Greg Pak, inclusive com Hulk se transformando em gladiador.

Outros inimigos apresentados são o belicoso general Fang; o Mestre dos Metais, alienígena que controla com a mente todos os metais do planeta – ao mesmo tempo! – e, claro, a todo momento, o general “Thunderbolt” Ross. Desde a primeira revista, o militar decide que seu principal objetivo é destruir o Hulk para proteger os Estados Unidos.

Uma das grandes atrações desta série é o conflito interno de Bruce Banner – com uma complexidade interessante desde o início – e a parceria com Rick Jones que, grato por ter sido salvo, acaba sendo um fiel ajudante enquanto a figura verde e irracional toma conta do cientista. Hulk, uma ameaça para a humanidade, deveria existir? E os inimigos que o exército não dá conta, como ficam? São perguntas que o especialista em raios gama se faz.

Conheça a estreia de O Incrível Hulk

O general Thunderbolt e Betty Ross estreiam na revista junto com Banner

Bem como na obra em que foi inspirada – O Médico e o Monstro –, a história do Hulk destaca aspectos muito interessantes da psique humana, como a dualidade – entre o bem e o mal, amor e ódio – e as vontades mais orgânicas e destrutivas que uma pessoa pode ter, normalmente guardadas no inconsciente.

A profissão de Bruce Banner foi muito bem escolhida por Lee e Kirby. O cientista representa a razão*, a sublimação e a vida em sociedade, enquanto o Hulk simboliza o rompimento do pacto civilizatório. É a volta do ser humano aos instintos mais brutos e selvagens que, no fundo, todos precisamos controlar – se está em dúvida é porque nunca sentiu raiva –. Outra obra dos quadrinhos que dialoga com essa questão é O Máskara (1989).

Indo para o lado mais rocambolesco da coisa, é nessa primeira série que conheceríamos algumas das mais impactantes habilidades do Hulk. Incluem-se os saltos quase que voadores – em determinado momento, Hulk vai da China a Taiwan com um deles –, a resistência à explosões atômicas, e palmas e sopros que derrubam grandes quantidades de adversários sem encostar neles. O resultado foi uma personalidade prepotente que desprezava o alter ego e a humanidade.

Conheça a estreia de O Incrível Hulk

No princípio, o Golias Esmeralda era, na verdade, cinza

Edições no Brasil

As primeiras histórias do Hulk não são inéditas no Brasil. Todas saíram no encadernado Biblioteca Histórica Marvel – O Incrível Hulk Vol. 1 em 2008, pela Panini. Este item costuma ser raro e caro no mercado de usados.

Em 2006, a editora Mythos publicou o encadernado Grandes Clássicos Marvel, que incluiu as três primeiras revistas do super-herói junto de histórias antigas do Capitão América, Thor e Homem de Ferro.

Para os que gostam de itens de colecionador, The Incredible Hulk #3 foi publicada em formatinho pela RGE na revista O Incrível Hulk n° 44, em 1982, bem como a The Incredible Hulk #1 saiu pela editora Abril em Capitão América n° 100, uma edição comemorativa de 1987.

Conheça a estreia de O Incrível Hulk

As seis primeiras revistas de O Incrível Hulk

Mas não se preocupe, caso queira ler The Incredible Hulk de #1 a #6 mais facilmente. Em maio de 2021, a Panini trouxe as seis publicações no encadernado Coleção Clássica Marvel Vol. 5 – Hulk Vol. 1. A coleção vem trazendo as primeiras revistas dos principais super-heróis da Marvel em ordem cronológica em encadernados de capa cartonada. Já foram confirmados quatro volumes do gigante esmeralda.

The Incredible Hulk (1962) é uma obra típica da dupla Stan Lee e Jack Kirby. Criativa, cheia de clichês da Era de Prata – balões e recordatórios gigantes, páginas recontando a história anterior –, desenhos sensacionais e super característicos, dezenas de adjetivos extravagantes, muita loucura e diversão. Acrescento, em caráter puramente opinativo, é uma das melhores estreias da Marvel no período.

*Uma ironia é que o cientista que ilustra a razão, como na vida real, é também o responsável pela arma nuclear – e outras tecnologias bélicas –. Isso nos remonta a um dos lados mais bárbaros da humanidade: a guerra. E mais uma vez o Hulk se mostra uma metáfora interessantíssima pois, como monstro, pode ser considerado símbolo desse paradoxo: o lado mau da ciência e o retrocesso que os avanços podem trazer. (Obs.: o que em nada significa que devemos ser contra a ciência. Apenas contra os maus princípios quando empregados nela).

Gostou do texto? Leia outras matérias do David Horeglad (HQ Ano 1) para o UB!

CONHEÇA FLASH GORDON – BAÚ DE HQs

COMO ENTENDER A ESSÊNCIA DOS TRÊS PRIMEIROS ROBINS

FANTASMA: A SAGA PIRATAS DO CÉU (1936) – BAÚ DE HQs

Compre Coleção Clássica Marvel Vol. 5 – Hulk Vol. 1 clicando na capa abaixo! 

Conheça a estreia de O Incrível Hulk


Créditos:
Texto: David Horeglad – @hq_ano1
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse

Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB! 


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Ultimato do Bacon Editora

Ultimato do Bacon Editora

18 de Jan de 2021

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade