Ultimato do Bacon

Graphic MSP: Cebolinha Recuperação (2018) – O Ultimato

Em 16 de Mar de 2021 4 minutos de leitura

Há alguns anos conheci pessoalmente o Gustavo Borges em um dos eventos Geek que, infelizmente, estão cancelados em função da pandemia. Não me recordo se foi o Geek & Game Rio Festival ou a GameXP (foi nesta, segundo meu filho), mas recordo a forma atenciosa com que ele atendeu minha filha (com sete anos à época) e também de suas explicações sobre algumas das obras dele.

Assim, minha filha comprou a graphic novel Cebolinha Recuperação (ela é fã da Turma da Mônica) e eu comprei a trilogia de Morte Crens.

Mas o tempo corrido e outros entraves me afastaram da meta da época: fazer a resenha das HQs adquiridas. Hoje, esse erro será corrigido.

Índice

Cebolinha Recuperação (2018) – O Ultimato

Recuperação é uma HQ que reflete a maturidade de um autor e ilustrador que sabe lidar com temas complexos e inseri-los de forma poética e bem humorada em suas obras. Creio que foi isso o fator preponderante para o Staff da Mauricio de Sousa Produções (MSP) e até mesmo do próprio Sidney Gusman o escolhessem para contar uma história do e sobre o Cebolinha.

O ponto alto das HQs publicadas através do selo Graphic MSP é a liberdade criativa concedida aos artistas inseridos nessa “visão” não convencional das personagens do Mauricio de Sousa.

E os resultados são impressionantes.

Com “Cebolinha: Recuperação”, Gustavo Borges insere o leitor em uma aventura épica (ainda que aparentemente simples) do Cebolinha. Ao pô-lo em uma situação vivida por muitas crianças, ele dá ao leitor um vislumbre da “vida real” do Cebolinha, um menino com imaginação fértil, uma criança que ama seus amigos e família, cuja meta é superar um momento difícil.

Aliás, apesar da história ser do ano de 2018, parte da trama mostra uma maturidade que reflete algo vivido atualmente por milhões de brasileiros, o desemprego. Claro, o título “Recuperação” não está nessa trama à toa.

Nuances

Acho que já citei, mas não custa repetir: ainda que bem novo, Gustavo Borges mostra uma maturidade surpreendente em suas obras. A qualidade dos roteiros em suas tramas (acho que li todas) é um presente ao leitor.

“Recuperação”, claro, não foge à regra. As nuances presentes desde o primeiro quadrinho até a segunda guarda são impressionantes. Eu também escrevo e sei o quão árdua é a tarefa de não deixar pontas soltas em uma história.

Outro ponto muito bacana é o entrelaçamento das micro histórias que se fundem na macro. A fluidez disso é a comprovação de que a escolha do Sidney Gusman e a equipe editorial da Graphic MSP foi a mais acertada.

Simplicidade

O traço em Recuperação não é complexo. Na verdade, a minha primeira impressão foi a de surpresa, já que tempos antes eu havia lido a linda história Pétalas inserir o link http://noset.com.br/livros-hqs/social-comics-petalas-poesia-e-fabula-em-uma-obra-prima/ que tem um apuro visual maior.

Entretanto, a simplicidade é apenas um recurso para aproximar o leitor da “visão” do próprio Cebolinha.

Conselho: esqueçam os desenhos mais realistas e mergulhem fundo nesta que é uma das melhores HQs do selo Graphic MSP.

Família

Recuperação é muito profunda em algo abordado com menos frequência nas tramas do Mauricio de Sousa nas aventuras da Turma da Mônica: a família.

Gustavo coloca o leitor em meio a uma turbilhão de situações que envolvem a família do Cebolinha, apresenta parentes que eu não havia visto nas revistinhas e “descasca” uma camada dos Cebola desconhecida por todos.

Ao trazer para nossa realidade a família do Cebolinha, nós passamos a gostar ainda mais dela, passamos a vê-los como os vizinhos e amigos que gostaríamos de ter… e ajudar.

Vilão?

A presença de Roberto, um garoto da turma escolar do Cebolinha, é outro acerto do roteiro.

Ainda que rivais, os dois têm mais em comum do que imaginam. Entre trancos e barrancos, novamente Gustavo comprova que somos seres guiados por conceitos e preconceitos, cujas impressões e desconhecimento sobre o próximo podem levar até mesmo a equívocos e erros.

É pela observação e os pequenos detalhes que a desconfiança e o medo são quebrados. Como autor, o jovem Gustavo Borges deixa claro que a conversa e o conhecimento são as chaves para evitar a discórdia.

Vilão? Sim, em algum momento de nossas vidas nós somos o vilão para alguém. Porém nunca é tarde para reparar isso.

Participações

Claro que o restante do quarteto mais famoso do bairro do Limoeiro aparece, ainda que de modo discreto. Também há outros elementos do universo da Turma da Mônica, mas o que nítido é que essa é uma trama destinada a conhecermos melhor o menino dono dos mais mirabolantes planos infalíveis.

Planos infalíveis

A partir da capa até a segunda guarda, acompanhamos os planos infalíveis do Cebolinha que, desta vez, não são destinados a torna-lo o dono da “lua”. Contudo, em uma lição séria sobre amadurecimento, o autor conduz nosso protagonista pro caminhos tortuosos e preocupantes, onde a realidade se choca com a inocência de uma criança.

A vida traz lições duras, e estas nos ajudam no processo de tornarmo-nos melhores.

Enfim, este texto não entregará mais detalhes para que sua experiência como leitor não seja atrapalhada. Há muito a ser descoberto nesta aventura que mistura drama, esperança e superação. Todos temos o dever de recuperarmos o caminho, ainda que aparentemos estar perdidos.

Confira outros textos e reviews de Franz Lima em seu blog Apogeu do Abismo clicando aqui!

Não deixe de conferir as reviews de Astronauta Magnetar, Louco Fuga, Turma da Mata e Horácio Mãe

Não deixe de conferir nossas matérias com os Maiores Vilões do Quarteto Fantástico, os Maiores Vilões dos X-Men e os Maiores Vilões do Homem Aranha e nossa lista com As Melhores Hqs da Marvel Comics!

Avaliação: Excelente!

Compre Cebolinha Recuperação clicando na capa abaixo! 

Cebolinha Recuperação

Quer debater sobre quadrinhos, livros, filmes e muito mais? Venha conhecer nosso grupo no Whatsapp clicando aqui!!!


Créditos:
Texto: Franz Lima (Apogeu do Abismo)
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse 
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


Cebolinha Recuperação Cebolinha Recuperação Cebolinha Recuperação Cebolinha Recuperação Cebolinha Recuperação Cebolinha Recuperação Cebolinha Recuperação Cebolinha Recuperação Cebolinha Recuperação Cebolinha Recuperação Cebolinha Recuperação Cebolinha Recuperação

Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Ultimato do Bacon Editora

Ultimato do Bacon Editora

18 de Jan de 2021

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade