Ultimato do Bacon

Berlinoir de Tobias O. Meissner – O Ultimato

Em 7 de Abr de 2021 3 minutos de leitura
Berlinoir

A vida de uma grande cidade que é dominada e governada por Vampiros é o tema da HQ alemã Berlinoir de Tobias O. Meissner. A trama prende o leitor ao mostrar a luta da dominada raça humana que vive sob o comando de vampiros. Mas nessa cidade nem tudo é o que parece…

A HQ Berlinoir de Tobias O. Meissner foi lançada originalmente na Alemanha em 2013 e chegou ao Brasil em 2015 pela editora Graphics. O encadernado em capa cartão, com mais de 150 páginas, reúne toda a série.

Berlinoir O humano Niall é o grande protagonista da HQ Berlinoir de Tobias O. Meissner

A trama da HQ alemã Berlinoir de Tobias O. Meissner

Antes de falarmos sobre a trama de Berlinoir, vale destacar o belo trabalho que Reinhard Kleist faz na arte. O clima noir pedido pela trama é muito bem traduzido pelas belas páginas que Kleist entrega. As sequências que mostram a cidade de cima são belíssimas e acabam dando ainda mais contexto para a trama.

Apesar do trabalho impressionante de Kleist, vale dizer que o que chama a atenção mesmo é o roteiro de Tobias O. Meissner.

O autor alemão cria uma trama de vampiros (confira nossa lista de Melhores HQ´s de vampiro) que consegue criar diversas situações inusitadas que vimos poucas vezes nas HQ´s. Não é nada tão louco quanto o que vemos em Réquiem de Pat Mills mas traz muitos elementos novos e o paralelo óbvio com a cidade de Berlim torna a história ainda mais interessante.

Na trama acompanhamos uma cidade fictícia (será?) que é governada por vampiros. O alto escalão da política, das forças policiais e da burguesia é composto pelos chupa sangue que governam de forma inteligente e dão, para boa parte da população, a sensação de estabilidade.

Nada de matanças desgovernadas e afins. Existem bancos de sangue e os humanos têm a obrigação de fazer doações frequentes.

Berlinoir As perseguições e cenas de ação são frequentes na HQ alemã Berlinoir de Tobias O. Meissner

É nesse cenário de opressão aos humanos que somos apresentados a uma resistência que pretende destronar os vampiros. Niall, o grande protagonista da trama, começa a HQ se esforçando para derrubar os principais cabeças que governam Berlinoir. E o que parecia se encaminhar para um enredo “óbvio” sofre uma guinada quando o personagem conhece a vampira Hellen. 

Niall se sente atraído por Hellen que começa a ajudar o bando em emboscadas (tem uma passagem na qual o grupo usa água para matar um dos vampiros e é algo realmente inventivo!) contra sua própria raça. Novamente, parece que já vimos esse enredo certo? Errado!

O final do primeiro capítulo muda tudo e temos uma cidade que cai na mão de novos governantes que tem potencial para serem ainda piores do que os originais…

Berlinoir Os humanos precisam lutar contra vampiros para reconquistar o controle de Berlinoir

O primeiro capítulo da obra é interessante, mas vemos o verdadeiro potencial da HQ do segundo capítulo em diante. Os paralelos entre Berlim e a cidade de Berlinoir ficam cada vez mais evidentes e, em dado ponto, temos até um muro que separa as cidades em dois governos completamente diferentes (sim, temos o muro de Berlinoir!).

A história se desenvolve bem e consegue fugir dos clichês óbvios do tema e se tornar mais profunda do que somos levados a crer no começo da trama.

Infelizmente, isso não é o suficiente para fazer a obra alcançar todo seu potencial. Não me entenda mal, Berlinoir de Tobias O. Meissner é uma HQ extremamente interessante e acerta uma tremenda ideia ao inverter as posições dominantes entre humanos e vampiros.

O problema é que o ritmo da HQ é falho e em alguns pontos fica a sensação de que o próprio autor estava com dificuldade de saber para onde ir. Plots interessantes são iniciados e parecem que vão ganhar os holofotes, mas isso nunca acontece… 

Um bom exemplo acontece quando os vampiros começam a abrir aos humanos a oportunidade de serem transformados e ganharem a vida eterna. O porquê disso, as consequências e o efeito disso na população nunca são realmente mostrados. Um capítulo adicional ou um número extras de páginas poderiam resolver isso facilmente.

Berlinoir

A cidade de Berlinoir é infestada de morcegos que possuem uma relação próxima com seus mestres vampiros

No fim das contas, Berlinoir de Tobias O. Meissner é uma leitura interessante que foge do habitual. O gosto amargo que a leitura deixa na boca é por conta do potencial desperdiçado… A história poderia ser muito mais e entregar algo que realmente fosse marcante. Mesmo assim, vale conferir!

Quer conhecer mais obras de Terror? Fique ligado no Ultimato do Bacon!

Avaliação: Bom!

Compre Berlinoir de Tobias O. Meissner clicando na capa abaixo! 

Berlinoir

Quer debater sobre quadrinhos, livros, filmes e muito mais? Venha conhecer nosso grupo no Whatsapp clicando aqui!!!


Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Imagem de divulga de Eight Billion Souls de Eduardo Lira

Eight Billion Souls de Eduardo Lira – Playlist

27 de Ago de 2020

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade