Ultimato do Bacon

Xeque-Mate de Paul Kupperberg – Baú de HQs

Em 12 de Abr de 2020 3 minutos de leitura

Criado por Paul Kupperberg e Steve Erwin em 1988, o Xeque-Mate (ou Checkmate no original) surgiu como uma organização do governo americano que atuaria como um braço da Força Tarefa X só que com pessoas de “ficha limpa”, ao contrário do que acontece com os operativos da força mais famosa de Amanda Waller!

Conheça a história do Xeque-Mate

O Xeque-Mate surgiu na HQ Action Comics #598 e ganhou sua primeira série logo após a estréia – a série Checkmate teve 30 edições. Infelizmente não tivemos toda a série da equipe publicada no Brasil pela editora Abril. As 20 edições publicadas saíram em DC 2000 #1 – #11, Super-Homem #85 – #86, #90 – #91 e  Superalmanaque DC #2 .


Os cavalos do Xeque-Mate eram os grandes protagonistas das histórias da agência de espionagem da DC Comics

As histórias do Xeque-Mate eram diferentes de tudo que a DC Comics apresentava nos quadrinhos até então. Tínhamos o tom aventuresco das HQs de super-heróis e as tramas de invasão e traição que víamos no Esquadrão Suicida, mas elas tinham algo a mais: os homens e mulheres do Xeque-Mate não eram super-poderosos e tampouco estavam acostumados a enfrentar aliens ou coisas do genêro.

Eles eram apenas pessoas normais que trabalhavam em outras agências do governo (como CIA e FBI) e se transferiram para o Xeque-Mate para tentar fazer a coisa certa. Isso dava um ar de “honra e dever” que as outras histórias não necessariamente tinham e, ao ler as HQs da agência secreta, tínhamos que estar preparados: qualquer um poderia morrer a qualquer momento.

Os arcos iniciais do Xeque-Mate, publicados na extinta DC 2000, são surpreendentes pelas temáticas que abordam: Jogada de Abertura mostra uma organização fascista que queria criar um novo país dentro dos EUA onde negros, judeus e outros não tivessem lugar; já Dinheiro de Brinquedo mostra a organização correndo contra o tempo para deter um grupo que está conseguindo produzir dinheiro falso indetectável de forma que coloca toda a economia do país em risco.

Só pela temática dos dois arcos é possível perceber a diferença dessas tramas para as tramas tradicionais das HQs da época. E a execução dos roteiros de Paul Kupperberg é impecável, tornando tudo ainda mais emocionante.

Os cavalos do Xeque-Mate em ação na HQ da DC Comics escrita por Paul Kupperberg

A organização do Xeque-Mate também é um show à parte: os cavalos são os protagonistas e principais operativos de campo, enquanto as Torres são seus centros de comando e os peões seus auxiliares nas missões. Bispos, Rei e Rainha compõe a inteligência e é deles que partem as missões. Isso cria uma dinâmica muito interessante porque passa a não importar quem está por trás da máscara de cavalo e sim a missão.

Entre os bispos temos um velho conhecido de Gotham: Harvey Bullock. O personagem tem uma boa dinâmica com os outros líderes e sua presença, junto com Amanda Waller, dá um ar de familiaridade a história.

Recheado de boas missões e personagens marcantes, Xeque-Mate é uma HQ marcante porque nos relembra que as histórias de super-heróis podem ser complexas sim! No mundo atual as histórias do Xeque-Mate podem não ser consideradas surpreendentes, mas ainda assim seus principais arcos envelheceram muito bem e passam longe de serem bobos ou simplórios. Recomendado para fãs de HQs que adoram boas histórias de espionagem!

Fique ligado no Ultimato do Bacon e não deixe de conferir o nosso Baú de HQ’s!

 


Créditos:

Texto: Lucas Souza

Imagens: Reprodução

Edição: Alexandre Baptista

Texto publicado originalmente em 17 de março de 2020. Atualizado em 12 de abril de 2020.

Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Ultimato do Bacon Editora

Ultimato do Bacon Editora

18 de Jan de 2021

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade