Ultimato do Bacon

A Primeira aparição de Mongul 1980 – Baú de HQs

Em 2 de Jun de 2020 4 minutos de leitura
Caçador de Marte (Ajax) e Mongul se enfrentam em A Chave do Holocausto, primeira aparição de Mongul em 1980

Mongul é um dos maiores vilões da DC Comics – confira nossa matéria sobre os maiores vilões da Liga da Justiça – e mesmo assim muitas pessoas não sabem onde o vilão apareceu pela primeira vez e nem quão boa foi sua história de estreia.

A maioria se recorda do clássico de Alan Moore, Para o Homem Que Tem Tudo (For The Man Who Has Everything, 1985), que também foi adaptado para o antigo desenho Liga da Justiça Sem Limites (Justice League Unlimited, 2004-2006) como a grande história do vilão.

A primeira aparição de Mongul é mais uma grande história que mostra a versatilidade do tirano intergalático, que também desempenha grande papel na famosa O Retorno do Superman (Reign of Supermen, 1993), ao mesmo tempo que estabelece seu passado e conceitos como o Mundo Bélico.

Apesar de ser uma história muito boa e ter Len Wein como autor e Jim Starlin como desenhista, a primeira aparição de Mongul só foi publicada na íntegra uma vez no Brasil – em Super-Homem (1984) #2 da editora Abril que compilava as originais DC Comics Presents (1978) #27 – #29 de 1980. A primeira parte da aventura foi publicada no Brasil também pela Eaglemoss em DC Comics – Coleção de Graphic Novels #30 de 2016.

 

Superman e Caçador de Marte (Ajax) se enfrentam em A Chave do Holocausto, primeira aparição de Mongul em 1980

Superman e o Caçador de Marte se enfrentam em Super-Homem #2 da editora Abril que tem desenhos de Jim Starlin

 

A história da primeira aparição de Mongul

A estréia do vilão Mongul começa com o personagem aparecendo no apartamento de um certo Clark Kent. O vilão transmite sua imagem após sequestrar Lois Lane – ainda chamada de Miriam Lane na HQ da editora Abril e Jimmy Olsen.

Ele quer que o poderoso Homem de Aço recupere a chave de cristal – um artefato que está em poder do Caçador de Marte e é necessário para acessar o perigoso Mundo Bélico – uma arma criada por uma raça extinta chamada Batalhons.

Ajax, como era chamado o Caçador de Marte até então, foi escolhido pelos Largas, um pacífico povo que encontrou o desabitado Mundo Bélico, como guardião da chave por conta do passado dos Marcianos – uma raça que pereceu por conta da guerra e que tem em seus poucos sobreviventes seres amantes da paz.

Superman e o Caçador de Marte (ou Super-Homem e Ajax) batalham pela chave e o embate termina com a vitória do Homem de Aço que – de maneira arrogante e descuidada – acaba perdendo o artefato para Mongul, que sai triunfante sendo o soberano do Mundo Bélico.

O Caçador de Marte culpa o Homem de Aço pelo revés – algo similar ao que ele faz com John Stewart em Odisséia Cósmica, que curiosamente também conta com a participação de Jim Starlin. Ele afirma que a arrogância do Superman pode ter causado a destruição da Terra. Abalado, o herói leva seus amigos para a Terra e busca a ajuda da Supergirl no combate com o Mundo Bélico.

 

Superman e Mongul conversam em A Chave do Holocausto, primeira aparição de Mongul em 1980

Na primeira aparição de Mongul, Miriam Lane (antigo nome de Lois no Brasil) e Jimmy Olsen são usados como reféns

 

O passado de Mongul é revelado na segunda parte da história – que foi originalmente publicada em DC Comics Presents (1978) #28. Descobrimos que o alien era o poderoso governante de um planeta que se alinha a um fanático religioso, Arky-Mandryte, para derrubar o vilão do trono. Mongul diz que o planeta deve se arrepender já que o novo governante se provou muito pior que o próprio Mongul.

O vilão e o poderoso Mundo Bélico – que é, nessa versão, um gigantesco armamento em forma de planeta – enfrentam Superman e Supergirl apenas para serem derrotados. Descobrimos que o esforço mental para controlar o armamento é tanto que dificilmente seu “mestre” sobrevive – e é justamente o que acontece com Mongul, que desmaia e depois desaparece. Apesar do intenso confronto ser muito interessante, é a terceira parte da história que chama verdadeiramente a atenção.

 

Superman e Espectro duelam em A Chave do Holocausto, primeira aparição de Mongul em 1980

Superman enfrenta o Espectro na última parte da história que traz a primeira aparição de Mongul

 

Após a destruição do Mundo Bélico, Supergirl é arremessada de maneira tão violenta e veloz que rompe o espaço/tempo. Tentando resgatar a sua prima, o arrogante Superman quase destrói todo o universo e precisa ser detido pelo Espectro.

O personagem faz com que o herói contemple seus erros – com uma versão do Superman Maligno que é muito similar ao que vimos no filme Superman III de 1983. Ver o personagem descobrindo seus limites e aprendendo a pedir ajuda é um dos pontos altos da história – ainda que não tenha nada a ver com o surgimento de Mongul.

A primeira aparição de Mongul, The Key That Unlocked Chaos!, chamada de A Chave do Holocausto no Brasil, é uma excelente história para os fãs da DC Comics que querem conhecer o surgimento do tirano espacial que é tão importante para editora.

Também é uma ótima oportunidade para rever elementos do pré-crise como a Supergirl e os poderes quase ilimitados do Superman. Uma viagem no tempo que vai deixar os fãs do Azulão com um sorriso no rosto!

É fã do Superman?

Confira nossas matérias sobre Superman: Ano Um e o Superman de Peter Tomasi!

 


Créditos:

Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Alexandre Baptista

 

Fique ligado no Ultimato do Bacon para mais conteúdos sobre Quadrinhos, Livros, TV, Streaming, Cinema, Música e muito mais!

 

Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Ultimato do Bacon Editora

Ultimato do Bacon Editora

18 de Jan de 2021

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade