por João Pedro Maia

 

O ano de 2019 é um ano muito especial para o nosso querido milionário que se veste de morcego para incutir o medo no coração dos criminosos (que como todos sabemos, são uma espécie supersticiosa): Bruce Wayne aka Batman está completando 80 anos (e ao invés de fila preferencial está correndo atrás de bandidos, qual a sua desculpa?). A grande questão é: sabemos o ano, mas afinal, qual é o dia?

 

30 de março

Data adotada oficialmente pela DC Comics. O porquê? Bem, segundo depoimentos, esta é a data histórica em que, de acordo com o Registro de Marcas, a Detetive Comics número #27 chegou às bancas trazendo a primeira história do Batman.

 

7 de abril

Não é costume de histórias em quadrinhos contar com aniversários, uma vez que a linha do tempo é contínua, isso faria com que o Batman tivesse mais de 100 anos (considerando a idade que ele já tinha quando apareceu pela primeira vez). O aniversário do Batman já foi mencionado algumas vezes.

Sem entrar no mérito dos reboots e mudanças da DC, quando estreou pela primeira vez, Bruce Wayne dizia ter nascido em 7 de abril. Na seção de cartas de Detetive Comics #494 foi dito que seu aniversário era em 19 de fevereiro, ainda que essa data provavelmente tenha ido pelo ralo com a chegada dos Novos 52.

 

Capa da Detective Comic 27 de 1939, com a primeira aparição do "Homem Morcego"

 

25 de abril

A revista Detetive Comics era uma revista genérica com diversas histórias de detetives, sendo que a história do Batman foi apenas uma das histórias da edição #27. Foi apenas um ano depois, em 25 de abril de 1940 que chegou às bancas a revista Batman #1. Independentemente do número, a revista é icônica pois também traz a estreia do maior adversário do homem morcego: o Coringa, quase morto na mesma edição, mas salvo por uma decisão editorial antes que caísse no limbo. Caso você prefira celebrar o aniversário do Batman nesta data, fica aqui a nossa sugestão para a decoração: palhaços.

 

Maio

Os quadrinhos americanos contam com uma peculiaridade em suas capas: a data de lançamento é anterior aquela marcada na capa. Tradicionalmente, revistas e periódicos tem esse costume para que se mantenham “frescos” por mais tempo. Você poderia encontrar a Detetive Comics #27 nas bancas em maio e ainda considerá-la nova. Mas é claro, essa data só conta se você literalmente julga um livro pela capa!

 

Batman 1, lançada em 1940, foi a primeira publicação independente do personagem 

 

26 de junho

Essa é a data em que os pais de Bruce Wayne foram assassinados no beco do crime, e pode ser definida por muitos como o verdadeiro nascimento do Batman.

Ainda que a data do aniversário do jovem Bruce tenha sofrido com as constantes mudanças de continuidade, a data da morte dos Wayne se manteve constante. Em diversas encarnações do personagem, o icônico relógio posicionado na entrada da batcaverna tem como senha o horário 10:47, que foi o exato momento em que Thomas e Martha Wayne faleceram no dia 26 de junho em um beco escuro após sair do cinema.

 

Dia 21 de setembro

Desde o aniversário de 75 anos do nosso intrépido herói a DC tem estabelecido o “Dia do Batman”, que é um dia do ano separado para celebrar seu maior herói (toma essa superfrouxo). Ao que tudo indica, este ano a data será celebrada no dia 21 de setembro.

 

Outubro e novembro

Na série animada, Bruce comenta que seu aniversário é em outubro. Já Frank Miller, responsável pelas icônicas “Batman: Ano Um” e “O Cavaleiro das Trevas”, estabelece seu aniversário em novembro.

 

 

Cabe lembrar que não é todo dia que o maior herói do mundo completa 80 anos, e se a DC Comics tem um ano todo separado para celebrar o Batman, quem somos nós para questionar?

 

 


Acessem nossas redes sociais e nosso link de compras da amazon

Instagram 

Facebook

Amazon