Ultimato do Bacon

Ainda vale a pena começar a ler One Piece de Eiichiro Oda?

Em 14 de Dez de 2022 4 minutos de leitura
Ainda vale a pena começar a ler One Piece de Eiichiro Oda (2)

Em 22 de julho de 1997 começava a ser publicado na Weekly Shōnen Jump um dos maiores (em todos os sentidos!) mangás de todos os tempos! One Piece de Eiichiro Oda acumula recordes impressionantes.

Entre eles destacam-se o fato de o mangá estar no Guinnes Book por conta de ter o maior número de exemplares de uma mesma série publicada por um único autor e a obra ainda colocou o mangaká na lista de “dez autores de ficção mais vendidos da História”- são mais de 500 milhões de mangás vendidos em mais de 55 países!

Se o mangá é tão famoso, então porque a pergunta “Ainda vale a pena começar a ler One Piece de Eiichiro Oda” é relevante? Simplesmente porque o mangá conta com mais de  1.055 capítulos e 100 volumes tankōbon. E o anime, que começou em 1999, já tem mais de 1.000 episódios. Será que a obra envelheceu bem?

O tema de iniciar novos leitores na obra de One Piece de Eiichiro Oda ganhou força no Brasil em 2022 por conta da publicação “One Piece 3 em 1” da Panini Comics. A publicação brasileira compila 3 tankōbons em uma única edição! É a oportunidade perfeita para novos leitores, certo? Veremos!

Ainda vale a pena começar a ler One Piece de Eiichiro Oda (3)

Luffy é o protagonista de One Piece de Eiichiro Oda e sonha em ser o Rei dos Piratas!

Índice

A trama de One Piece de Eiichiro Oda

A gigantesca obra de Eiichiro Oda é um mangá  shounen que abusa do bom humor e das situações inusitadas para se destacar. O carisma dos personagens também é marcante e o protagonista, Luffy, é o típico herói do gênero: possui bom coração, é fiel e leal aos seus companheiros, tem um objetivo forte e é “bom de briga para caramba”!

A história, relativamente simples, esconde a riqueza de detalhes e conceitos que o autor cria nesse universo. A narrativa acompanha o pequeno Luffy, um jovem que admira o pirata Shanks e sonha em ser um de seus companheiros. Após alguns eventos no seu vilarejo, o jovem come a mística fruta chamada Gomu Gomu no Mi e ganha poderes que permitem que seu corpo estique.

O garoto cresce e vai atrás de seu sonho na perigosa Grand Line – a mais perigosa rota de piratas do mundo. A lenda diz que no final dessa rota o tesouro chamado One Piece espera aquele que será o novo Rei dos Piratas.

Ainda vale a pena começar a ler One Piece de Eiichiro Oda (4)

Luffy recebe seu icônico chapéu de Shanks no primeiro volume do mangá One Piece de Eiichiro Oda

Sejamos honestos, a premissa realmente não tem nenhum grande atrativo ou novidade, mesmo que o tema “piratas” não seja tão comum. A força da história de Eiichiro Oda está na sua inventividade dentro do mangá.

Os coadjuvantes são extremamente diferentes entre si: temos uma cartógrafa, um espadachim, um cozinheiro super forte, um “herói covarde” e muitos outros que entram e saem do navio do capitão Luffy. Os vilões são excêntricos e sempre trazem desafios e surpresas para leitura (confesso que ver os novos vilões é uma das minhas partes favoritas da leitura).

O mangaká, que tem um traço impressionante, sabe dosar muito bem a medida entre humor, drama e ação. Mesmo com muitos volumes, a sensação é que a história está sempre em movimento e trazendo novos desafios e perigos para o protagonista (nem sempre as aventuras o deixam mais próximo de ser o Rei dos Piratas mas podemos dizer que elas tendem a ser sempre diferentes entre si).

Ainda vale a pena começar a ler One Piece de Eiichiro Oda (5)

Buggy é um palhaço pirata que possui poderes e enfrenta Luffy logo no começo do mangá One Piece de Eiichiro Oda: uma prova de quão inusitados são os vilões do mangaká

Como saber se tenho tendência a gostar de One Piece de Eiichiro Oda?

Difícil adivinhar se alguém vai ou não gostar de uma obra, certo? No caso de One Piece de Eiichiro Oda acho que podemos fazer um comparativo que todo leitor brasileiro vai se identificar: Dragon Ball de Akira Toriyama.

Apesar de ter vários mangás e fases, podemos dizer que a obra de Toriyama é uma antes da fase Z e outra depois. Antes as aventuras de Goku e seus companheiros estavam mais voltadas para o humor (com ótimas batalhas) do que para o drama.

A mesma coisa acontece com o mangá de Eiichiro Oda. Ele possui excelentes (e mirabolantes!) cenas de combate mas o humor impera na maioria das situações propostas pelo mangá. Se a pegada da primeira fase de Dragon Ball te agrada é possível que One Piece seja uma leitura super válida sim!

Ainda vale a pena começar a ler One Piece de Eiichiro Oda (1)

Luffy tem uma jornada movimentada e enfrenta diversos desafios em One Piece de Eiichiro Oda

No fim das contas, vale começar a ler as aventuras de One Piece?

É difícil dizer se é válido para cada um dos leitores acompanhar todos os volumes de One Piece. O que posso dizer, como um leitor que começou a ter contato com a obra a partir de 2021, é que a proposta de Eiichiro Oda envelheceu muito bem! O mangá não apresenta características datadas e situações “que envelheceram mal” – muito pelo contrário. As primeiras edições já mostram que a série tem muito a oferecer.

Querendo ou não, é inegável que  One Piece de Eiichiro Oda está presente de maneira muito forte na cultura pop. Como fã de quadrinhos e mangás, me sentia na obrigação de dar uma chance para a obra – mesmo que a alta quantidade de volumes não seja necessariamente estimulante.

Se você sente – assim como eu – a necessidade de conhecer mais esse mangá que é um fenômeno de vendas, a edição “3 em 1” da Panini Comics pode ser uma ótima ideia (mesmo que você decida não acompanhar a historia de Luffy até o “tão sonhado” final). Se você busca leituras mais adultas e de mais qualidade, realmente a história não vai ser uma boa pedida – afinal, esse é um shounen clássico e padrão – mudam os cenários e os personagens, mas a essência está ali!

Se você se empolgou nos vemos na Grand Line!

Caso essa não seja a aventura para você, confira nossa lista de Melhores Mangás já publicados no Brasil e divirta-se!

Compre One Piece de Eiichiro Oda clicando na capa abaixo! .


Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse 
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Ultimato do Bacon Editora

Ultimato do Bacon Editora

18 de Jan de 2021

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade