A Historia de Sua Vida serviu de base para o filme A Chegada, que foi uma das melhores surpresas cinematográficas de 2016. Com um trailer que indicava uma ficção científica padrão, com ameaça global e afins, fui convencido de imediato a ir ao cinema conferir, fiquei ansioso pela estréia! Ao sair da sala de cinema, estava pasmo com tamanha surpresa, emocionado com o que tinha acabo de assistir.

O filme me proporcionou uma experiência de imersão sensacional, um filme que merece sem dúvida seus 5 bacons! Ao contrário do que prometia o trailer, o filme tem uma carga dramática e filosófica impecável, mesmo com seus pequenos e míseros detalhes, e mantendo a tensão pela resolução da trama de uma forma que aprisiona o expectador. Embora toda a resolução tenha sido por demais filosófica e até mesmo onírica, funciona! Sem contar que a trilha sonora deu um show a parte!

Motivado pelo filme, fui em busca de sua obra de origem e me deparei com esse livro de contos. O autor premiado Ted Chiang, consegue tratar de maneira complexa temas como filosofia, ciência, religião, relacionamentos, ficção cintífica, contando na maioria das vezes boas histórias, mas que acabam sendo um pouco abaixo da média. Talvez pela expectativa criada diante do filme, acabei exagerando na empolgação e ao final da leitura fiquei um tanto quanto decepcionado.

Abaixo faço um breve review de cada conto:

A História de Sua Vida

A maior prova de que nem sempre o livro é melhor que o filme, sempre temos a exceção. A narrativa é muito curiosa, com toda aquela temática temporal estabelecida mostrada no filme. A história do contato fica mais como pano de fundo para um romance e um drama. O mais interessante é que as tramas correm de maneira paralelas e equilibradas. Talvez tivesse me agradado mais se tivesse lido antes do filme, mas aqui apesar de ter mais detalhes em alguns pontos e menos em outros, acabou me decepcionando. Mas atribuo essa decepção à minha expectativa. O conto é bom. 

Torre da Babilônia

Talvez a mais sem sal de todas. Tem um viés mais religioso, com um desenrolar que não prende muito a atenção e quando finalmente engrena, acaba de maneira abrupta e com uma resolução meio…tosca?!?! Sinceramente, ficou exagerado na questão filosófica e religiosa.

Entenda

O melhor dos contos. Nessa o autor conseguiu me fazer acompanhar a evolução desenfreada do protagonista, o que foi um grande diferencial. O ritmo que começa normal, vai se acelerando de tal forma que não da pra parar de ler, tudo isso acompanhando a evolução do personagem. Uma grande ficção cientifica, com um final justo e refinado.

Divisão Por Zero

É um conto que apesar de tratar do aspecto científico da matemática de maneira autêntica, usa isso mais como pano de fundo para um conto sobre relacionamento. É legal ver a maneira como foi abordado o casamento e  como a mudança de comportamento motivada por um fator inesperado afeta a vida dos envolvidos. A narrativa é agradável e o final coerente.

Setenta e Duas Letras

Como um início promissor e um desenrolar muito interessante, esse tinha tudo para ser meu favorito, mas o final é fraco em relação a toda a trama. Tem o clima meio steampunk, o “problema” que permeia o conto é interessante e as temáticas sociais, filosóficas e moralistas envolvidas são bem atuais. Mas o desfecho infelizmente foi muito abrupto e meio sem sal.  

A Evolução da Ciência Humana

Não se pode considerar esse um conto, é como uma matéria de jornal abordando um tema muito interessante que merecia ser amplamente explorado em um conto ou livro completo.

O Inferno é a Ausência de Deus

O segundo melhor! Com uma pegada mais presa à religião de maneira literal, interpreta determinadas regras religiosas ao pé da letra. Os personagens e motivações são críveis de acordo com o ambiente cultural e físico estabelecido no conto. Todo o clima agridoce torna tudo mais interessante. Não sei se o termo “ficção religiosa” existe, mas se sim, esse conto se enquadra perfeitamente.  

Gostando do Que Vê: Um Documentário

É aquele brega legal. Trata de um tema que sempre será atual, mas que depende muito da experiência do leitor com determinadas coisas para funcionar. Tem uma boa critica social, mas que não funcionou comigo. No fim das contas é interessante e fecha bem, mas comigo não funcionou.

No fim das contas é uma boa coletânea de contos, merece ser lido, alguns ficaram na minha cabeça alguns dias, mas o desfecho de uns decepcionam tanto que acabam diminuindo a qualidade do livro como um todo.

A Historia de Sua Vida e Outros Contos (2016) - Ted Chiang 1

Avaliação: Bom

Veja outras dicas literárias aqui do Ultimato do Bacon!


Créditos:

Texto: Diego Brisse

Imagens: Reprodução

Edição: Diego Brisse

Texto publicado originalmente em 23 de agosto de 2017. Atualizado em 16 de abril de 2020.

Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!