por Lucas Souza

 

O lançamento da Netflix “Durante a Tormenta” (Durante La Tormenta) é um tremendo acerto (confira nossa review clicando aqui)!

Com a temática de viagem no tempo, ele conseguiu construir um filme divertido e surpreendente. Linhas do tempo, voltas ao passado e rápidas visitas ao futuro não são um tema novo no cinema. Por isso, separamos outros grandes filmes que tem a mesma temática e são imperdíveis! Vamos lá?

 

1 – Trilogia “De Volta para o Futuro”

Em 1985 foi iniciada a trilogia “De Volta para o Futuro” (Back to the Future). O filme, um clássico, é associado imediatamente a viagem no tempo e é impossível falar do tema sem lembrar do icônico DeLorean de Marty McFly e Emmett Brown. A trilogia, uma das mais bem planejadas e bem sucedidas da história, acompanha as aventuras de Doc. Brown (Christopher Lloyd), um cientista que inventa a máquina do tempo, e o garoto McFly (Michael J. Fox) – que o ajuda a sair de enrascadas no tempo. O passado e o futuro nunca foram tão divertidos – e as consequências de cada mudança na linha do tempo são incríveis. Com músicas e performances memoráveis, o longa é obrigatório para amantes de cinema!

“De Volta para o Futuro” é o grande representante do tema viagem no tempo com seu icônico DeLorean.


 

2 – Efeito Borboleta

“Efeito Borboleta” (The Butterfly Effect) foi lançado em 2004 e rapidamente se tornou um filme extremamente falado e lembrado. Nele, acompanhamos Evan Treborn (Ashton Kutcher) que, após passar boa parte da infância com forte dores de cabeça e desmaios, descobre que pode viajar no tempo. Ele usa esse poder para tentar melhorar o futuro de seus amigos e família, mas descobre que as coisas podem ser mais difíceis do que parecem. Os efeitos em cadeia do filme – e as mudanças provocadas por eles – são o principal atrativo desse grande filme que ainda gerou (péssimas) continuações: “Efeito Borboleta 2”(The Butterfly Effect 2)  de 2006 e “Efeito Borboleta 3 : Revelações” (The Butterfly Effect 3: Revelations) de 2009. Finja que só o primeiro existe e seja feliz!

Ashton Kutcher é Evan Treborn no aclamado “Efeito Borboleta”


 

3 – Looper

“Looper: Assassinos do Futuro” (Looper) é um filme de 2012 que conta a história de uma sociedade futurística de 2074. Nessa sociedade, os mafiosos eliminam alvos enviando-os ao passado onde matadores de aluguel, conhecidos como Loopers, aguardam para efetuar a execução. Joe é um, bem sucedido, matador e vê sua vida se complicar quando ele decide usar sua versão do passado para eliminá-lo.

Joseph Gordon‑Levitt, Bruce Willis e Emily Blunt estrelam “Looper”


 

4 – Os Doze Macacos

“Os Doze Macacos” (Twelve Monkeys) de 1995 traz a história de um condenado de 2035 que volta no tempo para descobrir a causa do vírus que praticamente dizimou a raça humana. No ano de 2035 os poucos sobreviventes vivem em abrigos subterrâneos. O filme envolve temática de viagem no tempo e memórias e foi inspirado pelo curta-metragem francês La Jetée. Pitt ganhou o Globo de Ouro por sua performance como ator coadjuvante.

Brad Pitt e Bruce Willis estrelam “Doze Macacos” de 1995


 

5 – Donnie Darko

“Donnie Darko” de 2001 é um daqueles filmes que virou cult. Ele conta a história de Donnie (Jake Gyllenhall), um deslocado adolescente que se vê envolvido com sonhos e visões estranhas  a cerca de, entre outras coisas, um coelho gigante e o fim do mundo (que segundo suas visões vai acabar em menos de um mês). Eventos estranhos, que envolvem toda a cidade, que tem Donnie em seu epicentro levam o jovem a uma escolha que pode mudar a vida de todos. O filme tem atuações bem convincentes e o elenco com grandes nomes é apenas uma atração à parte. Sua forma de abordar a viagem no tempo é a mais pessimista e estranha de todos os filmes na lista. Curiosidade: Jake e sua irmã, Maggie, interpretam irmãos no filme.

Donnie Darko conta com Jake Gyllenhaal, Drew Barrymore, Jena Malone, Maggie Gyllenhaal e Patrick Swayze no seu estrelado elenco.


 

6 – Déjà Vu

O filme de ação “Déjà Vu” de 2006, conta com a direção de Tony Scott e com o protagonismo de Denzel Washington. O longa acompanha o agente federal Doug Carlin (Washington) em uma investigação para descobrir as causas de uma explosão fatal em Nova Orleans. No meio dessa investigação, o agente descobre uma forma de viajar pelo tempo e tentar impedir o desastre. O filme traz uma abordagem característica de filmes de ação para um assunto que não é tão comum em filmes desse gênero e por isso conquistou seu lugar na lista.

Denzel Washington é o Agente Doug Carlin em “Déjà Vu”


 

7 – A Máquina do Tempo

“A Máquina do Tempo” (The Time Machine) de 2002, foi dirigido por Simon Wells e produzido por Arnold Leibovit, é uma adaptação do romance homônimo de H. G. Wells, de 1895 e pode ser considerado um remake do filme com o mesmo nome  de 1960 de David Duncan. A história acompanha o cientista Alexander Hartdegen (Guy Pierce) que é obcecado pela possibilidade de viajar no tempo ao mesmo tempo que é completamente apaixonado por sua noiva Emma (Sienna Guillory). Após a morte de Emma, ele decide viajar no tempo para impedir sua morte e mudar seu futuro. O filme tem desdobramentos incríveis e acaba surpreendendo pela criatividade e encadeamento dos eventos (mesmo que a atuação não seja das mais inspiradas…). Vale mencionar que, apesar de um pouco datado nos efeitos especiais, o original dirigido por George Pal e com Rod Taylor no papel do cientista (naquela versão chamado George), segue sendo muito superior a seu remake e, caso você tenha que escolher entre um ou outro, busque o passado!

“A Máquina do Tempo” de 2002 conta com Guy Pierce no papel do Doutor Dr. Alexander Hartdegen


 

Menção Honrosa – Bill & Ted

Bill & Ted (Bill & Ted’s Excellent Adventure, 1989) e Bill & Ted – Dois Loucos no Tempo (Bill & Ted's Bogus Journey, 1991) são duas comédias muito bem escritas, com várias referências a clássicos do cinema e dois jovens fissurados em rock mas completamente tapados e aprontando “altas confusões” em diversos períodos do tempo. Bill & Ted seguem a linha de “heróis” do final dos anos 80 e começo dos anos 90 – uma dupla alienada que lembra Beavis & Butthead ou Wayne & Garth (Quanto Mais Idiota Melhor) – mas com um diferencial: uma cabine telefônica que permite a viagem no tempo. As aventuras dos dois são totalmente excelentes, a ponto de realizarem um duelo com a Morte e terminarem com Ela tocando baixo em sua banda. Exatos 30 anos depois da estreia do primeiro filme, os planos para Bill & Ted Face The Music, o terceiro longa da série, parecem que finalmente verão a luz do dia!

Bill & Ted comemoram o terceiro filme: excelente!


 

Qual seu filme favorito sobre viagem no tempo?

Conte pra gente nos comentários!

Fique ligado no Ultimato do Bacon para mais matérias, notícias e reviews sobre filmes.

 

 

 

 

 

Acessem nossas redes sociais e nosso link de compras da amazon

Instagram 

Facebook

Amazon