por Alexandre Baptista

 

Hoje as Dicas de Streaming vão para os fãs da série Breaking Bad (2008 – 2013).

Milagrosamente rodado em segredo em 2018, estreou no dia 11 de outubro de 2019 na Netflix, El Camino: A Breaking Bad Movie (2019), longa escrito e dirigido pelo criador da série, Vince Gilligan.

A trama traz a continuação da história sob a ótica de Jesse Pinkman (Aaron Paul), o assistente de Walter White (Bryan Cranston), funcionando como um capítulo “semifinal” da série – uma vez que em 2020 teremos a última temporada de Better Call Saul (2015 – atual), que deve de fato encerrar os assuntos relacionados a série.

A estreia do filme pegou muita gente de surpresa, uma vez que Gilligan conseguiu manter a produção secreta e o nível de rumores a apenas boatos. Quando a imprensa soube a respeito da confirmação do longa, as filmagens já haviam terminado.

Apesar de Aaron Paul estar visivelmente mais velho, o filme funciona de maneira perfeita como um episódio especial da série. Ele retoma a narrativa do ponto em que vemos Jesse Pinkman no último episódio e, num estilo muito parecido, mescla cenas que se passam em momentos atuais com flashbacks de eventos apenas sugeridos em Breaking Bad, como o período em que Pinkman esteve em cativeiro no laboratório de metanfetamina de Jack.

A distância entre o último episódio de Breaking Bad e o longa El Camino faz um pequeno milagre para o filme: talvez, se tivesse sido exibido em meio a série, El Camino fosse apenas mais um exemplar que, por não estar centrado em Walter White, figurasse entre os fãs como um par de episódios “menores”.

O tempo passado tem o efeito contrário: para evitar a orfandade, os fãs que se sujeitaram a acompanhar um personagem secundário como Saul Goodman em sua série solo, abraçaram El Camino como um cantil de água no deserto do Novo México; ter pouco mais de duas horas para revisitar um dos protagonistas da série e dar-lhe o adeus adequado, eleva o status do filme instantaneamente.

E não sem motivo: El Camino mantém o excelente padrão de qualidade da direção de Gilligan nos melhores episódios de Breaking Bad e o elenco mantém a alta qualidade nas interpretações. Não fosse o envelhecimento natural, mais evidente em alguns dos atores, não daria pra sentir a diferença entre o filme e a série.

Um único problema de El Camino é que ele está bastante amarrado aos eventos anteriores. Talvez até funcione como um filme isolado, mas acredito que necessite de uma dose grande de boa vontade do espectador que desconhece a trama. Por outro lado, é indispensável para quem acompanhou Breaking Bad e estava com saudades do clima de Albuquerque.

 

El Camino: A Breaking Bad Movie está disponível na Netflix!

 

Trailer:

 

O que achou das dicas de hoje?

Fique ligado no Ultimato do Bacon todas as sextas-feiras para mais Dicas de Streaming!

 

 


Acessem nossas redes sociais e nosso link de compras da amazon

Whatsapp

Instagram

Facebook

Amazon