Ultimato do Bacon

A Morte Viva de Olivier Vatine e Alberto Varanda

Em 25 de Abr de 2022 3 minutos de leitura
A Morte Viva de Olivier Vatine e Alberto Varanda UB (5)

Baseado no romance homônimo de Stefan Wul, A Morte Viva de Olivier Vatine e Alberto Varanda é uma história de ficção científica que se passa em Marte e na Terra. A ficção científica vai, pouco a pouco, dando espaço para um terror com pegada gótica que fisga o leitor que gosta de um bom mistério!

A Morte Viva de Olivier Vatine e Alberto Varanda foi originalmente publicado pela Glenat em 2018. A versão nacional chegou ao Brasil em 2022 pela Mythos Editora e conta com quase 90 páginas que trazem uma entrevista com os autores, entre outros extras interessantes.

Dica para o leitor: Se você curte um terror com uma pegada gótica forte, Réquiem de Pat Mills é uma ótima pedida!

A Morte Viva de Olivier Vatine e Alberto Varanda UB (1)

Feras inteligentes habitam a terra na HQ A Morte Viva de Olivier Vatine e Alberto Varanda

A trama da HQ A Morte Viva de Olivier Vatine e Alberto Varanda

Oliver Vatine e Alberto Varanda começam sua trama mostrando qual será o grande motor da história! Durante uma escavação em algumas ruínas na Terra (a maioria dos humanos agora mora em Marte) a jovem Lise cai em um profundo burado e acaba morrendo.

Seu corpo é recuperado pelas feras conhecidas como Polvos Tripódes. Eles devolvem o corpo da menina para a mãe, a poderosa chefe de escavações Martha. 

A história muda para Marte onde conhecemos um pouco mais da sociedade humana atual. Descobrimos que livros (ao menos os antigos recuperados na Terra) são proibidos e é como se a raça humana renegasse seu passado no antigo planeta.

Nesse cenário conhecemos o cientista Joachim Bostrom, que está sendo punido justamente por possuir literatura considerada imprópria.

A Morte Viva de Olivier Vatine e Alberto Varanda UB (2)

Polvos Tripódes são vistos em uma escavação na HQ A Morte Viva de Olivier Vatine e Alberto Varanda

Após sofrer a punição do conselho, Joachim Bostrom é abordado por Alex, um dos homens que estava na escavação onde a filha de Martha morreu. Ele e Ugo, um ciborgue mudo, sequestram o cientista e o levam para a Terra.

E é aqui que descobrimos que Martha tem planos para o ousado amante da ciência: ela deseja que ele clone sua filha para trazê-la de volta à vida. Obviamente, esse é o tipo de ideia que vai gerar uma tonelada de problemas.

Além do roteiro cativante e do ritmo intenso que a HQ possui, é preciso destacar a impressionante ambientação! O castelo onde Martha habita é simplesmente bizarro e temos inclusive humanos convivendo com grandes aranhas que – em sua maioria – parecem amigáveis. Ver esse tipo de cenário se misturar com naves e outras tecnologias dá um sabor todo especial para a história. 

A Morte Viva de Olivier Vatine e Alberto Varanda UB (4)

A ideia de trazer a filha de volta usando clonagem dá muito errado na HQ A Morte Viva de Olivier Vatine e Alberto Varanda

Podemos dizer que a história tem três grandes protagonistas, apesar de ser contada pela ótica de Joachim Bostrom. Além do cientista “sequestrado”, temos a magnética Martha e o ciborgue Ugo – que se mostra um personagem muito interessante.

Olivier Vatine consegue balancear bem a história dando espaço para que a jornada desse mundo seja compreendida ao mesmo tempo em que o passado de Ugo e Martha é abordado.

O autor também não deixa o ritmo da história cair em nenhum momento. Os acontecimentos são ágeis, mas não apressados, e a leitura simplesmente voa!

O final, cheio de ação e reviravoltas, é bem fechado mas deixa um “gostinho de quero mais” no leitor. As belas páginas em preto e branco de Alberto Varanda também são um show à parte!

A Morte Viva de Olivier Vatine e Alberto Varanda UB (3)

O acidente da Jovem Lise é o motor da trama da HQ A Morte Viva de Olivier Vatine e Alberto Varanda

A Morte Viva de Olivier Vatine e Alberto Varanda é uma daquelas HQs que impressiona em todos os sentidos! Roteiro sensacional (que cria cenários que misturam elementos pouco comuns), personagens cativantes e bem desenvolvidos e arte de nos deixar de “boca aberta” (o formato grande das “Gold Edition” da Mythos favoreceu ainda mais esse deslumbre com a arte).

Se você é fã de uma boa HQ de mistério e terror, essa adaptação do romance homônimo de Stefan Wul é uma ótima pedida!

Gosta de HQs com uma pegada forte de mistério e eventos sobrenaturais? Confira nossa sessão de Quadrinhos de Terror!

Compre A Morte Viva de Olivier Vatine e Alberto Varanda clicando na capa abaixo! 

A Morte Viva de Olivier Vatine e Alberto Varanda Comprar


Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse

Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB! 


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Com data de estreia próxima, Monstro do Pântano tem novo spot divulgado

10 de Mai de 2019

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade