Ultimato do Bacon

A Era do Uniforme Negro – Baú de HQs

Em 7 de Mai de 2019 3 minutos de leitura

Seja Bem-Vindo ao Baú de HQ´s do Ultimato do Bacon! Aqui, toda semana, iremos falar sobre quadrinhos antigos que são muito bons mas não necessariamente conhecidos. Essa semana vamos falar sobre uma saga extremamente importante para o Homem-Aranha: “A Era do Uniforme Negro”.

Em 1984, após as famosas “Guerras Secretas”, o Homem-Aranha viveria uma saga que geraria um de seus maiores antagonistas (Venom) e traria o personagem usando um uniforme que é famoso e querido pelos fãs até os dias de hoje. A maior parte dessa saga foi escrita por Tom DeFalco, mas também contou com as participações de Roger Stern e Louise Simonson. Recheada de acontecimentos surpreendentes, a saga aborda a natureza e a relação de Peter Parker com o novo e estranho uniforme que foi adquirido após as Guerras com Beyonder.

Originalmente, essa série de histórias foram publicadas entre 1984 e 1985 nas revistas “The Amazing Spider-Man” #252 – #259 e “Web of Spider-Man” #1. No Brasil as histórias foram publicadas pela Abril em “O Homem-Aranha” #71 – #73, #76 – #77 e #81 (entre 1989 e 1990) e em “A Teia do Aranha” #67 – #69 (1995) e pela Salvat em “Coleção Definitiva do Homem-Aranha” #18 (2017) e “Coleção Oficial de Graphic Novels Marvel” #10 (2014).


Homem-Aranha voltou das “Guerras Secretas” de Beyonder com um novo uniforme – chegava a Era do Uniforme Negro

Conheça a Trama da Era do Uniforme Negro

Nossa história começa com o Homem-Aranha e os outros heróis retornando das famosas “Guerras Secretas”. O herói, que teve seu uniforme destruído durante os confrontos, vestiu uma nova e interessante roupa que gerava uma série de facilidades – como uma teia orgânica e transmutação para assumir o aspecto que Peter quisesse. Reed Richards, logo no retorno a Terra, diz que queria fazer alguns exames para determinar a natureza exata do novo uniforme – Peter adia esse compromisso para reencontrar sua Tia May e descansar após um longo período fora do planeta.

A saga traz um Peter Parker com uma vida extremamente bagunçada por eventos que só vão se agravando com o passar das edições: As coisas não andam bem no trabalho por conta da baixa qualidade das fotos entregues por Peter, Tia May deixa de falar com o herói durante a saga por ele ter largado a pós-graduação, Nathan (o namorado de May) também não fala mais com o herói por ele ter furado em um encontro para se reconciliar com a tia e até o namoro com a Gata Negra vai de mal a pior. Todos esses acontecimentos se desenrolam enquanto o herói enfrenta Rosa e sua gangue, – que praticam extorsões contra um jogador de futebol americano e depois contrata o Puma para acabar com o herói – Hallowen e uma gangue que consegue a tecnologia do Abutre. E esses nem eram o desafio principal.

 


Peter em seu derradeiro confronto com o seu uniforme em Era do Uniforme Negro

No meio de toda essa confusão, Peter ainda descobre que Mary Jane – que havia acabado de voltar a Nova York – sempre soube sua identidade secreta. A conversa franca entre os dois após a revelação é super interessante e dá muitos detalhes sobre a vida da, até então, amiga do herói. É mais ou menos nesse ponto da história que o Homem-Aranha percebe que tem algo estranho com o uniforme com base no grande cansaço que ele vem sentindo e em um momento onde o uniforme se recusa a deixar seu corpo. Nessa hora ficamos sabendo que a roupa tem se movimentado pela cidade a noite com Parker enquanto ele dorme.

Depois de um bom tempo, o Homem-Aranha visita o Edifício Baxter onde descobre que a roupa é na verdade um simbionte e que ela iria dominá-lo em breve caso ele não a tirasse. O simbionte só abandona o corpo do herói após o Quarteto usar uma arma sônica para atordoar e prender o uniforme. Mas ainda não era o fim da história de Peter com o alien.


Simbionte se recusa a deixar o corpo do Homem-Aranha na Saga da Era do Uniforme Negro

O confronto final havia chegado! Após fugir do seu confinamento, o simbionte vai até a casa de Peter onde se disfarça de um antigo uniforme. Após vesti-lo, o herói perde controle do próprio corpo e tem extrema dificuldade em se mover até o Edifício Baxter. Para piorar, uma gangue com tecnologia do Abutre decide que é hora de apagar o herói. Com muita dificuldade, o Homem-Aranha consegue chegar à histórica igreja onde o barulho dos sinos, altos a ponto de atordoar o heróis quase até a morte, fazem com que o simbionte saia do corpo do Aranha e desapareça após salvá-lo – hoje sabemos que ele se une a um certo Eddie Brock após essa saga.

“A Era do Uniforme Negro”, um marco para o Homem-Aranha é, talvez, a única grande consequência (junto à entrada da Mulher-Hulk no Quarteto) das “Guerras Secretas”. A história ainda dá origem ao popular Venom e nos revela muito mais do passado de Mary Jane.

Os fãs do Cabeça-de-Teia não podem deixar de ter esse clássico na estante.

Fique Ligado no Ultimato do Bacon para mais Baú de HQs na próxima semana!


Acessem nossas redes sociais e nosso link de compras da amazon

Instagram 

Facebook

Amazon


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Com data de estreia próxima, Monstro do Pântano tem novo spot divulgado

10 de Mai de 2019

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade